quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE E HOMENAGEIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



A manhã desta quinta-feira (8) foi especial para o parlamento estadual, funcionários e familiares da Assembleia Legislativa do Pará, que receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

Em homenagem à padroeira do Pará, a Alepa realizou uma sessão solene, presidida pelo deputado Márcio Miranda. Na ocasião, 30 pessoas com vida dedicada à fé e devoção à Rainha da Amazônia foram homenageadas com a Comenda Nossa Senhora de Nazaré.

O deputado Airton Faleiro homenageou Terezinha de Jesus Sousa, catequista da igreja católica há 40 anos, na vicinal 57 Sul, do município de Placas, na Região da Transamazônica. A homenageada foi incentivadora da criação de núcleos de formação das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs.
  


No encerramento da sessão solene, Dom Alberto Taveira destacou a importância da homenagem feita pelo parlamento estadual: “estamos concluindo todas essas peregrinações com a Assembleia Legislativa, que é a casa do povo, casa das leis, casa de sensibilidade para todas as situações do nosso Estado. E eu vim aqui para ser essa expressão do amor de Deus pelas pessoas que aqui atuam. E aproveito este momento para fazer o pedido pela interseção de Nossa Senhora e do Espírito Santo na condução dos trabalhos dessa casa e na proteção dos familiares dos que aqui trabalham”, disse arcebispo, abençoando o parlamento estadual.

 






Fotos: ASCOM - Gabinete deputado Airton Faleiro
Ozéas/Alepa









O TCU REJEITOU AS CONTAS DA PRESIDENTA DA REPÚBLICA: E AGORA DILMA?




Resolvemos escrever sobre este assunto, por entender ser importante emitir nossa opinião e assim contribuir com o entendimento dos possíveis desdobramentos desse processo. Vamos falar nesse texto sobre: rejeição das contas da Presidenta Dilma, pelo Tribunal de Contas da União - TCU e desarquivamento, pelo Tribunal Superior Eleitoral –TSE, do processo em que o PSDB, pede a cassação de Dilma e Temer.

Sobre a rejeição das contas pelo TCU

            Como se pôde observar este é um fato quase que inédito, pois na história brasileira, a última vez que o Tribunal de Contas da União rejeitou as contas de um Presidente da República, foi no período de Getúlio Vargas. Em primeira mão pode se criar a ideia de que algo muito grave aconteceu. Isto não é verdade. Em nossa opinião, o que motivou a rejeição foram as seguintes questões:
a)      Na medida em que o governo solicitou a substituição do ministro relator e o adiamento da votação, se criou um espírito corporativo dos integrantes do Tribunal contra o governo;
b)    O TCU, diante do desgaste do governo na opinião pública e do debate sobre corrupção, joga para a plateia, para ficar de bem com a opinião pública;
c)    Ainda tem uma questão mais de fundo nesta decisão do TCU, que é parte de uma engenharia política sintonizada com a oposição, para desgastar ainda mais o governo e criar ambiente, para os golpistas, tanto é que essa decisão foi tomada com as galerias ocupadas pela oposição que pressionou e comemorou esse resultado.

No que pode dar isso?

     A decisão do TCU, não passa de uma recomendação para o Nacional, que pode acatar ou não a decisão do tribunal. Em nossa opinião os argumentos do governo são fortes para se contrapor a deliberação do TCU e dar base legal e política para que o congresso aprove as contas com ressalvas.
            
           Por outro lado, esta deliberação do TCU, pode sim, dar a oposição golpista a motivação legal que precisava para a busca do impeachment. Em se tratando de impeachment, consideramos uma batalha a mais nesta guerra. Reafirmamos o que já dissemos em outros momentos, que em que pese esta aliança da oposição com parte da mídia e parte do judiciário, não se tem ambiente político hegemônico para o impeachment da presidenta Dilma.

Sobre o Processo Eleitoral no TSE

O TSE decidiu, na noite de terça-feira (6/10), com votação de 5x2 em desarquivar uma ação proposta logo após as eleições presidenciais de 2014 que pede a cassação da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer.

O PSDB foi o autor da ação. O partido alegou que nas eleições do ano passado, a chapa de DILMA ROUSSEF e Michel Temer cometeu crimes eleitorais, como abuso de poder político e econômico e uso de recursos desviados da Petrobras para campanha.

O ministro Gilmar Mendes, declaradamente contrário ao PT, defendeu a abertura da investigação: “Não se trata de uma condenação prévia, mas é preciso investigar”.

Segundo informações do advogado da coligação dos partidos que venceu a eleição, Flávio Caetano, a decisão foi burocrática e não houve análise do mérito dos argumentos apresentados pela oposição, o que se espera é que isso aconteça rapidamente: “Quando a presidenta e o vice Michel Temer foram diplomados, em 18 de dezembro, o próprio TSE anunciou que não haveria terceiro turno e que as eleições estavam resolvidas, então isso há de prevalecer no julgamento deste processo.

A ação estava arquivada. Em fevereiro, a relatora do caso no TSE, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, considerou que o processo não podia seguir em frente por falta de provas. O PSDB apresentou um recurso contra a decisão e, por cinco a favor e dois contra, a ação foi reaberta.

Segundo informações do TSE a reabertura, não significa que o processo terá andamento imediato. Antes, o presidente do TSE, ministro Dias Tóffoli, vai decidir se outras três ações que também pedem a cassação dos mandatos vão ter um único relator. Só depois disso, Dilma, Temer e os partidos da coligação vão poder apresentar a defesa para que o Tribunal julgue se houve ou não alguma irregularidade na campanha. “Quem será o relator ainda será analisado, será estudado”, afirma o Presidente Ministro Toffoli.

Em nossa opinião, este processo caminha para a reafirmação da decisão anterior do TSE, de julgar o mérito como improcedente, pois caso contrário, a corte estaria admitindo seu erro no julgamento anterior. Além do mais, como essa decisão se encerra neste tribunal, ao mudar a decisão anterior o TSE, estaria dando o mandato ao segundo colocado Aécio Neves, contrariando a coligação que elegeu Dilma e Temer.

Entenda Melhor o que são as “Pedadas Fiscais” 

É um nome dado a uma realidade do Tesouro Nacional em atrasar repasses para instituições financeiras públicas (Bando do Brasil, INSS, etc.) e privadas que financiariam despesas do governo, entre eles benefícios sociais e previdenciários, como o Bolsa Família, o abono e seguro desemprego, e os subsídios agrícolas.

            Os beneficiários receberam tudo em dia, porque os bancos assumiram, com recursos próprios, os pagamentos dos programas sociais. Com isso, o Governo registrou, mesmo que temporariamente, um alívio no orçamento. Mas a sua dívida com os bancos cresceu. Essa prática ajuda a fechar as contas de um determinado mês ou até de um ano fiscal, uma vez que joga a conta para o período seguinte.

            Recentemente no julgamento das contas do ano de 2014 da Presidente Dilma, entendeu o TCU que tal prática caracterizou uma operação de crédito porque os bancos fizeram os pagamentos de benefícios aos destinatários, como os segurados da Previdência, e os beneficiários do Bolsa Família, e o governo ainda não pagou tudo aos bancos pois vem fazendo pagamentos com atraso, o que é perfeitamente possível em contratos de prestação de serviços como entende o Governo Federal.

            O Governo Federal, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério do Planejamento e do Banco Central, admitiu que os atrasos nos repasses de recursos aconteceram nos últimos anos, mas acrescentou que isso é uma “prática antiga”, e que as “pedaladas fiscais” não representam operações de crédito. Por outro lado, o governo argumenta que as operações têm origem em contrato de prestação de serviços, como se houvesse, por exemplo, atraso no pagamento de um aluguel.

            Em maio, no Congresso Nacional, o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, admitiu que as chamadas "pedaladas fiscais” atingiram "valores muito excessivos, o que não é prática usual e recomendada". Mas acrescentou que esse procedimento não é ilegal, pois, em sua visão, não constitui empréstimo de bancos públicos para a União.

            A Dilma foi a primeira presidente a fazer as pedaladas?

Não. Segundo a Advocacia Geral da União (AGU), esta prática ocorre desde 2000 desde o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), passando pelos dois mandatos do ex-presidente Lula (PT) e o primeiro de Dilma. 

É importante destacar que esta decisão do TCU teve resquícios de retaliação política ao Governo Federal, haja vista que o Ministro relator Augusto Nardes foi Deputado Federal pelo PP e indicado para o TCU pelo Ex- Deputado José Janene que respondia a diversos processos por corrupção. Outrossim o próprio Ministro relator responde a processos na Polícia Federal no maior esquema de corrupção de sonegação fiscal do País.

Em recente declaração, o ex - Ministro do Supremo Tribunal Federal, Aires Brito defendeu a tese que tal reprovação das contas sequer é capaz de cassar o mandato da Presidente Dilma, pois não pode ser cassada por fatos de outros governos. 

            Em nossa opinião esta reprovação irá ser revista pelo Congresso Nacional, haja vista , que o julgamento das contas é examinado pelos critérios técnicos e de razoabilidade política, o que ensejará numa aprovação das contas com ressalva.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

DISTRITOS DO PARÁ PODEM RECEBER TELEFONIA MÓVEL E INTERNET



Assembleia Legislativa aprovou hoje projeto indicativo de lei de autoria do deputado Airton Faleiro para levar telefonia móvel e internet aos distritos e vilas dos municípios do Pará, que ainda não contam com estes serviços.

O projeto recebeu a total adesão dos parlamentares, durante a sessão ordinária na Alepa nesta quarta-feira (07), que propõe ao Governo do Estado a renúncia de um percentual da arrecadação do ICMS junto às empresas concessionárias para ser investido na implantação de sinais de telefonia móvel e internet.
“O nosso projeto está propondo que seja uma redução por tempo determinado e ao mesmo tempo condicionando que 100% dos recursos da renúncia sejam aplicados na implantação dos serviços. Não dá para pensar em desenvolvimento sem acesso a uma comunicação de qualidade”, explicou Faleiro.

Os deputados Carlos Bordalo (PT), Lélio Costa (PCdoB), Iran Lima (PMDB), Júnior Hage (PR ), Tião Miranda (PTB ), Miro Sanova (PDT ) e Eliel Faustino (PSDB) falaram durante a discussão do projeto sobre a importância da iniciativa do deputado Faleiro em contribuir com o Estado na busca pelo desenvolvimento não só de regiões do interior, mas de todo o Pará.  Segundo eles, o estado dará um grande salto com a aceitação do mesmo, que será fundamental para diminuir as distâncias regionais, levando às comunidades mais isoladas, como as ribeirinhas, a possibilidade de conexão com o mundo. E mais, a partir da implantação e expansão da telefonia móvel e da internet para estas regiões, o surgimento de novos mercados, gerando mais receitas para o Estado com a tributação de novos serviços, onde milhares de pessoas serão beneficiadas.

Para Airton Faleiro é preciso fazer no Pará o que já é lei no Rio de Janeiro e seguir o exemplo dos estados do Paraná e Espírito Santo, onde já existem projetos de lei em tramitação. Para o deputado, o Governo do Estado deve assumir a responsabilidade em ajudar a resolver o problema como parte do desenvolvimento do Pará, através da redução do ICMS dessas empresas. 

O deputado falou ainda, que o Ministério das Comunicações anunciou, durante audiência com a Caravana Oeste do Pará à Brasília, em junho deste ano, que o Governo Federal tem em curso um plano de banda larga de internet e telefonia móvel para atender 90% da população brasileira até 2018. Além da busca de parcerias com o exército brasileiro para estudar a implantação de fibra ótica submersa nos rios da Amazônia para levar internet de qualidade para as localidades mais isoladas. “Mas temos que pensar que de repente vamos ter banda larga, fibra ótica, mas não vamos ter o veículo que faz a ligação deste sistema com estas comunidades. Não existe internet, telefonia móvel sem sinal, sem antena, sem torre”, concluiu Faleiro. 

Durante a sessão foi sugerido pelos parlamentares alterações na regulamentação nacional para que as concessionárias atendam de forma obrigatória os distritos legalmente constituídos, já que hoje existe uma lacuna em que apenas as sedes dos municípios são contempladas. O projeto continuará em discussão na próxima sessão quando deve ocorrer a votação do mesmo.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

VEJA O INFORMATIVO DO COMITÊ - CARAVANA DO OESTE À BRASÍLIA


EMPOSSADOS OS 10 NOVOS MINISTROS APÓS REFORMA DE DILMA




A presidenta Dilma empossou nesta segunda-feira (05), em cerimônia no Palácio do Planalto, 10 novos ministros, após o anúncio da reforma ministerial na última sexta-feira (02). Houve uma redução no número de ministérios, de 39 para 31, o corte de mais 3 mil cargos comissionados e a redução de 10% no salário dela, do vice Michel Temer e dos ministros.

Jaques Wagner, ex-governador da Bahia pelo PT deixa o Ministério da Defesa para assumir a Casa Civil e Aloizio Mercadante (PT) volta para o Ministério da Educação.

Marcelo Castro, deputado pelo PMDB do Piauí, vai para o Ministério da Saúde.

Ricardo Berzoini do PT foi deslocado do Ministério das Comunicações para Secretaria de Governo, pasta criada da fusão da Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria Geral da Presidência.

André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, substitui Berzoini no Ministério das Comunicações.

Nilma Lino Gomes (sem partido) comandará novo ministério resultado da fusão das secretarias de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Miguel Rosseto (PT) deixa a Secretaria Geral da Presidência da República e assume o novo Ministério do Trabalho e Previdência.

Aldo Rebelo (PCdoB) substitui Jaques Wagner na pasta da Defesa e dá lugar ao deputado Celso Pansera (PMDB), no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Helder Barbalho (PMDB) deixou o Ministério de Aquicultura e Pesca pele Ministério dos Portos.

Composição por partidos

O PT, partido da presidente Dilma, ficará com o comando de nove pastas. Já o PMDB, principal legenda da base aliada, ampliou espaço, saindo de seis para sete pastas.
PTB, PSD, PP, PRB, PR, PCdoB e PDT terão o comando de uma pasta cada.
Outros oito ministérios serão chefiados por ministros sem partido, de perfil técnico político.
Sete ministros já faziam parte do primeiro escalão e foram apenas remanejados. Celso Pansera, Marcelo Castro e André Figueiredo são os três nomes novos.

Fonte: Palácio do Planalto

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

BANDA SANTARENA GUANHA O II FESTIVAL DE BANDAS MUSICAIS


Centenas de pessoas estiveram presentes, sábado, dia 03/10, no II Festival de Bandas Musicais do Baixo Amazonas e Transamazônica, na Casa de Cultura, em Santarém.
O Grupo Guarany de Comunicação comemora seu aniversário de 34 anos, valorizando e apoiando os artistas da região.


Foram selecionadas mais de 120 músicas de 34 municípios.  A seleção aconteceu nos municípios de Santarém, Itaituba e Altamira.  Selecionaram 19 bandas para estarem na final, representando os municípios de Alenquer, Monte Alegre,  Oriximiná, Óbidos,  Juriti,  Itaituba,  Jacareacanga, Vitoria do Xingu,  Senador José Poefirio, Altamira,  Brasil Novo,  Medicilândia,  Uruará,  Placas,  Ruropolis,  Belterra,  Mojuí dos Campos,  Santarém  e o Distrito de Alter do Chão.
 



Banda Phenomena, de Santarém, foi a campeã do Festival, recebendo a premiação de 10 mil reais. Em segundo lugar, Banda Tambor, distrito de Alter do Chão, com "Catraeiro", premiada com sete mil reais. Em terceiro, Clarise Sena BlackDance, de Monte Alegre, com a música  "O dia nasceu para você",  recebeu cinco mil reais. Todas as 19 bandas receberam 150 CD e DVD com sua participação no evento.  Além de terem sua música divulgada por seis meses na TV e Rádio do Grupo Guarany. 

O Deputado Airton Faleiro esteve presente, e parabenizou o Grupo pelo seu aniversário e projeto sociocultural, que busca a unificação dos municípios do Baixo Amazonas e Transamazônica: "Parabéns ao grupo e aos artistas que compareceram no Festival de Bandas Musicais. As apresentações foram de alta qualidade. Cantaram músicas belíssimas e apaixonantes, retratando a realidade local. Teve música para todos os gostos e foi pop-rock, carimbó, forró, romântica, melody, black,  brega a religiosas", disse Faleiro.