quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DEPUTADOS ESTADUAIS OUVIRAM REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BAIXO AMAZONAS





A Comissão de Estudos da Reforma do Ensino Médio da Assembléia Legislativa do Pará - ALEPA realizou, nesta manhã (23), audiência Pública sobre a educação no Estado, no auditório da UFOPA, em Santarém. Deputados ouviram estudantes, professores, diretores, sindicatos, associações, secretários, vereadores, prefeitos e reitoras sobre a realidade da educação no Baixo Amazonas.
O resultado deste encontro servirá  como base para a elaboração do relatório que subsidiará a Comissão para lutar pela reforma do ensino médio no Pará.

Além do deputado Airton Faleiro, a audiência contou com a presença de outros parlamentares, dentre eles, Cilene Couto (PSDB), presidente da Comissão e do relator Dirceu Ten Caten (PT); assim como, dos outros integrantes da comissão - Soldado Tércio (PROS), Coronel Neil (PSD), Junior Hage (PR) e Eduardo Costa (PTB), Celso Sabinos, PSDB.

 As pautas apresentadas foram: Unificação do Diálogo entre Alunos; Professores e Gestores;
Construção da Escola de Ensino Médio  em Comunidades Polos; Estruturar a SEDUC; Transporte Escolar; Sistema Modular Indígena; Concurso Público Regional (com a inclusão de professores substitutos); Estruturar o Sistema Modular Organizacional da Educação - SOME.

Para a aluna quilombola que estuda pelo SOME no município  de Óbidos, Ana Carolina, esse sistema é  de extrema importância. " Moro no interior de Óbidos e para chegar até o município é  muito distante. Precisamos de mais professores e estruturação do SOME", pede a Aluna.

O deputado Airton Faleiro agradeceu a parceria na  organização e a mobilização das instituições presentes, como o Sindicato dos Professores de Santarém,  Belterra,  Mojuí, Óbidos, Alenquer e Rurópolis.

Assim como, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, Casas Familiar Rural de Belterra, Rurópolis e Santarém; Sindicato dos Sociólogos do Oeste do Pará e Conselho Indígena Tapajós Arapiuns. Faleiro propôs que se repense as prioridades da SEDUC, para que ela cuide do ensino na região.  " A Seduc tem que cuidar da coordenação pedagógica do ensino e não ficar cuidando de obras. Precisamos levar o ensino para o interior, fortalecer o SOME onde for necessário e construir escolas e estruturá-las”, concluiu o deputado Airton Faleiro.

O indígena  João Tapajó da etnia Tapajós pediu que o ensino chegue até as aldeias. “Precisamos de ensino que respeite a cultura dos povos e que chegue nas aldeias com o sistema modular indígena", pediu João Tapajó.

A presidente da Comissão  de Estudos sobre a Educação da ALEPA, Cilene Couto ( PSDB),  agradeceu a presença de todos na audiência.  A deputada falou que a responsabilidade com a educação é de todos. "O dever com a educação é nossa enquanto parlamentares, pais, professores e gestores. Na audiência ouvimos críticas, desabafos e propostas para a construção do relatório. Serão entregues cópias para as instituições presentes e para o governador Simão Jatene. Assim como ouvimos o Baixo Amazonas, iremos percorrer todas as regiões coletando dados para a reforma da Educação no Estado do Pará",  finalizou Cilene Couto.
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