quinta-feira, 7 de maio de 2015

PARÁ RECEBE TERCEIRO DEBATE PRÉVIO AO 5º CONGRESSO DO PT


O evento faz parte de uma série de cinco debates nacionais que vão contribuir com elaboração e discussão de base para a segunda etapa do congresso do Partido.

Aqui, o tema será “MODELO DE DESENVOLVIMENTO, REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES E MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO BRASIL” e contará com a coordenação de Fátima Cleide, diretora da FPA, e de Gleide Andrade, vice-presidenta do PT.

PROGRAMAÇÃO:   
18h30 - Abertura com Fátima Cleide, diretora da Fundação Perseu Abramo e Gleide Andrade, vice-presidenta do Partido dos Trabalhadores.

19h00-20h30 - Expositor: Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula.

DEBATEDORES:
Bruno Elias, Secretário de Movimentos Populares do PT

·       Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores
·       Socorro Pena, professora do curso de Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará
·       Coordenador de mesa: Milton Zimmer, presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores/PA e deputado estadual PT/PA

20h30-21h30: debate com o público

Transmissão ao vivo pela TV FPA: www.fpabramo.org.br                                                                                                                                                                                

Leia mais: https://goo.gl/RQAZiv

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ALEPA ASSUME COMPROMISSOS COM EDUCAÇÃO NO CAMPO



O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, abriu os trabalhos da Audiência Pública promovida pelo mandato do Deputado Aiton Faleiro, para discutir a educação no campo.
Com o auditório João Batista lotado com mais de 250 participantes de 26 municípios do Estado do Pará, a Alepa assumiu compromisso de agendar audiência com a Secretaria Estadual de Educação para tratar da pauta de reivindicação dos presentes que buscam a renovação de convênios das Escolas Comunitárias Rurais, no valor de R$ 5 milhões para garantir a contratação de professores e manutenção dos prédios.


Na ocasião, os presentes solicitaram a inclusão de recursos para a Pedagogia da Alternância nas orçamentárias do Executivo que tramitam na Alepa. Ainda foi deliberada a criação de um grupo de trabalho que vai organizar a inscrição dos mais de 1.500 técnicos formados pela Pedagogia da Alternância no CREA. Pois somente assim, esses técnicos poderão prestar, oficialmente, os serviços de assistência técnica e extensão rural.
Na oportunidade, o parlamentar proponente da audiência pública, o Deputado Airton Faleiro , anunciou o Projeto de Lei de sua autoria, protocolado hoje na mesa diretora da Alepa, o Programa Estadual que visa incluir o ensino da Pedagogia da Alternância como diretriz da Política Estadual do Pará. “Atualmente esse modo de ensino depende basicamente de convênios e doações de famílias do meio rural. Nosso desafio agora é sensibilizar, por meio deste projeto de lei, novamente o Conselho Estadual de Educação e a Seduc para que aprovem um programa permanente para essa modalidade de ensino.”, esclarece Airton Faleiro.

Estiveram presentes, representantes do Conselho Estadual  de Educação, ARCAFAR – Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará, FVPP – Fundação Viver Produzir e Preservar, Instituto Natura e do parlamento estadual, entre outros.


A Pedagogia da Alternância é uma metodologia de ensino, que favorece o acesso e a permanência dos jovens e adultos do campo nos processos escolares, sem que tenham que sair do campo. 

terça-feira, 5 de maio de 2015

DEPUTADO AIRTON FALEIRO PROPÕE VOTOS DE PESAR PELA MORTE DE DOM VICENTE ZICO


Dom Vicente Joaquim Zico faleceu na tarde de ontem (4), em Belém, aos 88 anos, com dificuldades respiratórias. E para prestar homenagem à memória do mineiro de nascimento, mas paraense de coração, como se considerava dom Vicente Zico, o Deputado Airton Faleiro, juntamente com a bancada do PT, propôs, na manhã de hoje (05), à Alepa VOTOS DE PESAR pelo falecimento de Dom Zico, como era carinhosamente chamado pela população.

Para o Deputado Airton Faleiro, "dom Zico soube cuidar do seu rebanho". Ele conta uma passagem que foi muito marcante em sua vida, quando dirigente da FETAGRI/PA, nos anos 90. O fato aconteceu durante um protesto em frente ao Banco da Amazônia (BASA), na Avenida Presidente Vargas, quando eles buscavam crédito para a agricultura familiar. E durante a manifestação, um cachorro da Polícia Militar mordeu uma mulher. Quando dom Zico soube do fato, ele foi até ao local do atrito e disse ao comando da PM e ao presidente do Basa: "Não quero ver cachorros mordendo meus fiéis".

O Deputado Airton Faleiro lembra que dom Zico foi um fiel servidor do Evangelho de Jesus Cristo. "Só temos que agradecer pela benção de termos tido o privilégio de tê-lo como mensageiro de Deus perto de nós paraenses."

Dom Zico nasceu em 27 de janeiro de 1927, na cidade de Luz, em Minas Gerais. Ele foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém pelo Papa João Paulo II, em 1980, exercendo o cargo por 10 anos.


O sepultamento do Arcebispo Emérito de Belém será amanhã, às 15 horas, na Catedral da Sé, na Cidade Velha.

DEPUTADO AIRTON FALEIRO PROTOCOLA MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNO DO PARANÁ CONTRA AS AGRESSÕES AOS PROFESSORES EM CURITIBA

O Deputado Airton Faleiro protocolou, na manhã de hoje (5), na ALEPA, moção de repúdio ao Governo do Estado do Paraná, contra as agressões injustificadas aos professores e grevistas, nos dias 28 e 29 de abril, em Curitiba. Veja abaixo o que pensa o Deputado Faleiro sobre esse episódio.
Durante a última semana houve a discussão sobre o Projeto de Lei que modifica a previdência dos funcionários públicos estaduais. O referido Projeto conta com a rejeição dos professores do estado e estes, de maneira civilizada e democrática, resolveram protestar indo à sessão e cantando palavras de ordens, como lhes é permitido. A decisão de fechar a Assembleia aos manifestantes foi algo totalmente antidemocrático, visto que em nenhum momento o movimento visou agredir.
Diante com esse cenário tenso, a polícia militar do Paraná não demonstrou preparo para esse tipo de situação e, onde tinha que proteger e garantir a segurança de todos, acabou gerando tumulto e agressões, disparando balas de borrachas e bombas, além de mordidas de cachorro, deixando mais de 200 feridos.
Tal fato confronta fortemente o sentido democrático que a Constituição nos assegura. Os professores têm, sim, absoluto direito de protestar e de acompanhar a sessão, mesmo sendo contra o projeto pautado.
É lamentável que na vigência do estado democrático de direito, sejam revividas cenas protagonizadas pela ditadura militar nos piores momentos da repressão política. As imagens que ficaram foram de guerra e correrão mundo afora.
Os atos dessa natureza servem apenas para estimular a intolerância e o medo, destruindo a liberdade de expressão e manifestação dos brasileiros. “Deixo claro que nosso mandato, repudia o ato criminoso que depõe contra a democracia no País e todas as tentativas de impedir a luta da classe trabalhadora”, declarou o Deputado Faleiro.
As palavras do Presidente Lula sintetizam do povo brasileiro: "Solidarizo-me com os professores do Paraná, que foram agredidos de forma violenta pela Polícia Militar do Estado. Temos visto a atuação da polícia na garantia da segurança de manifestações que têm acontecido no país, mas esse direito deve ser garantido a todos. É inadmissível que o direito de manifestação seja restringido a qualquer pessoa, principalmente àqueles que trabalham pela educação de nossos jovens e o futuro do país.”
Diante deste cenário de violência, reitero meu repúdio à truculência com que agiu a Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB) contra os educadores do Paraná, no Centro Cívico de Curitiba. Durante os protestos, centenas de professores ficaram feridos após à repressão da PM. O direito de manifestação é garantido pela Constituição Federal.