sexta-feira, 20 de março de 2015

PAÍS PRECISA DE REFORMA, DIZ POCHMANN


Palestra sobre reforma política com o professor da Unicamp e Presidente da Fundação Perseu Abramo Márcio Pochmannn no Sindicatos dos Bancários em Belém.

Fonte: Jornal O Liberal


PRAZO DE ATUALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA ACABA HOJE

Hoje é o último dia de prazo para 19.170 famílias paraenses beneficiadas pelo Programa Bolsa Família fazerem a revisão cadastral, referente a 2014, sob pena de terem o benefício cancelado a partir de abril. Aquelas que tiverem o benefício bloqueado terão 180 dias para pedir às prefeituras a reinclusão no programa. Dependendo do caso, deverão entrar novamente na fila de espera do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico),que já tem 1.420.031 famílias inscritas, das quais 886.667 estão inseridas no programa.
Para atualizar as informações, o titular do benefício, cujo nome está escrito no cartão de pagamento, deve procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade e apresentar CPF ou título de eleitor e algum documento pertencente aos familiares, como carteira de identidade, certidão de nascimento das crianças e carteira de trabalho ou de habilitação. Os comprovantes de matrícula das crianças e de residência não são obrigatórios, mas são recomendados.
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) informou que havia 66.961 famílias para atualizar os dados este ano. O percentual de revisão de cadastro dos municípios paraenses foi de 71,4%, o equivalente a 47.791 famílias. A cidade de Rurópolis está com o maior percentual de famílias pendentes, faltando cerca de 60%. O índice é semelhante no Acará, onde 216 das 364 famílias que recebem o Bolsa Família também não fizeram a revisão. Apesar disso, a secretaria destaca que o Pará ficou em 2º lugar no País e na região Norte na atualização cadastral no ano passado.
Em Belém, a coordenação do programa, que é gerenciado pela Fundação Papa João XXII (Funpapa), informou que não há estimativa de quantas das 1.574 famílias convocadas para atualização cadastral compareceram aos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital, até ontem. A coordenadora local, assistente social Deyse Penafort, relatou que, em maio do ano passado, começou o processo de revisão cadastral para 8.250 famílias que tiveram o prazo até dezembro passado. Destas, 1.574 famílias não compareceram e tiveram o benefício bloqueado desde janeiro de 2015”, afirmou. São essas famílias que estão sendo chamandas para atualização. Ao todo, 101.098 famílias foram contempladas pelo programa, das 160.861 inscritas no CadÚnico de Belém. Desde o ano passado, a prefeitura ampliou o serviço nos 12 Cras, das 8 às 17 horas, além do atendimento na Central do Cadastro Único, na passagem Maria das Graças, nº 565, Marambaia.

Fonte: ORM News

quinta-feira, 19 de março de 2015

FALEIRO PRESIDE INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE ESTUDO PARA TRATAR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ

Aconteceu na manhã desta quinta feira (19), na Assembleia Legislativa do Pará, a Instalação da Comissão da Reforma do Ensino Médio, proposta pela bancada do PT na pessoa do seu líder na Alepa o Deputado Dirceu Ten Caten. A mesa da instalação foi presidida pelo Deputado Airton Faleiro e composta pelos demais deputados: Carlos Bordalo (PT), Dirceu Ten Caten (PT), Iran Lima (PMDB), Soldado Tércio (PMDB) e Ozório Juvenil (PMDB).
            O tema em questão foi bastante debatido , onde parlamentares, movimentos sociais, professores da rede pública e civis participaram ativamente da sessão propondo soluções, considerando os desafios, elaborando propostas e cobrando uma atitude do Governo para buscar de forma coletiva o entendimento de todas as partes para a consolidação de concepções e  metodologias da educação no ensino médio.
            A educação no Pará está bem abaixo da média nacional, onde apresenta a pior taxa de escolarização na região norte e um dos maiores índices nacionais de abandono no Ensino Médio. Os índices de desempenho apresentados pela SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica) colocam os alunos entre os piores desempenhos de todos os estados brasileiros.
            A partir de hoje, a comissão inicia os trabalhos em busca de novos rumos para o ensino médio, garantir a qualidade da educação pública e a integração dos alunos á sociedade nas dimensões de cidadania e do trabalho.







DILMA LANÇA O PACOTE ANTICORRUPÇÃO NO CONGRESSO

Fonte: Jornal Diário do Pará


QUEREM CRIMINALIZAR AS DOAÇÕES LEGAIS DO PT?