quarta-feira, 11 de março de 2015

ALEPA PRESSIONA A CELPA

Energia elétrica: Deputados exigem redução de 30% na conta de luz e fim das bandeiras tarifárias

Ao ser convocada para uma sessão especial na tarde de ontem, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), a Celpa, diante das várias explicações técnicas, tentou, mais uma vez em vão, justificar o aumento nas tarifas de energia elétrica no Pará. 

A sessão durou mais de cinco horas e foi proposta pelos deputados Celso Sabino (PSDB) e Thiago Araújo (PPS). Teve também a presença de outros parlamentares, da Celpa Equatorial, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Ministério Público do Estado (MPF), órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese), além de representantes da sociedade civil organizada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi convidada, porém não encaminhou nenhum representante. 

As principais demandas definidas na reunião, que levaram em consideração a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor, foram a redução da tarifa de energia elétrica no Estado em 30% e a mudança no modelo de regulamentação tarifária com a retirada do Pará da política de bandeiras tarifárias no Brasil.

Fonte: Jornal o Liberal


terça-feira, 10 de março de 2015

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Vinte e cinco mulheres foram agraciadas com a medalha “Isa Cunha” na manhã de ontem segunda-feira (9) no plenário Neuton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
            As mulheres agraciadas com a medalha Isa Cunha também receberam rosas. Entre as agraciadas estavam as três parlamentares que atuam na Casa: Ana Cunha, Cilene Couto e Eliane Lima, todas do PSDB. A ex-deputada Tetê Santos também foi homenageada e disse se sentir honrada em voltar ao parlamento para receber a medalha. 
            A bancada do PT homenageou a ex- deputada Bernadete Ten Caten, Formada em Letras e Pedagogia, ingressou no movimento social organizado e consolidou-se uma liderança política. Foi uma das fundadoras do Sindicato dos Professores (Sintepp) e também do Partido dos Trabalhadores (PT).
                        Foi eleita deputada estadual em 2006, na Assembléia Legislativa, Bernadete presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, de 2007 a 2008, sendo vice-presidente, e, ainda, foi titular da Comissão de Constituição e Justiça. Reelegeu-se deputada estadual, em 2010.

            Medalha Isa Cunha - A medalha Isa Cunha foi instituída por meio da Resolução 01, em 2004, para ser outorgada durante a realização da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A láurea é entregue às mulheres que se destacam nas diversas áreas de atividades do Pará por indicação dos líderes das bancadas parlamentares. 

Bernadete Ten Caten