quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR

Dedico o dia do professor, a minha mãe, Ana Faleiro que, hoje com 80 anos de idade, professora aposentada, dedicou toda uma vida para transmitir conhecimentos e a minha esposa Raimunda Monteiro, professora universitária e atual reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
Meu otimismo me permite anunciar neste dia expectativas positivas para a educação brasileira e paraense com base no que vem ocorrendo no Brasil, mas em especial pelo que observo nos conteúdos de debate entre os candidatos que concorrem ao segundo turno.
Meu eterno carinho e admiração pela categoria de educadores que tanto faz pela nação. O professor é a peça fundamental para formar cidadãos transformadores em uma sociedade. Nem diante do acesso à informação através de tecnologia, essa profissão pode ser substituída.
Acredito que a educação em todo o Brasil, está avançando, isso não deixa de ser mérito do trabalho árduo dos educadores em conjunto com as comunidades escolares, mesmo diante de todas as adversidades, os estudantes têm mostrado bons resultados.
Em meios a tantos problemas encontrados nas salas de aula, o professor ainda é o referencial e a peça fundamental na transformação do meio em que vivemos.

Parabéns a você que tem a sala de aula como um campo de batalha no sentido de humanizar o processo de aprendizagem, de conquistar a atenção dos alunos e alcançar os objetivos do projeto político pedagógico da escola.


PESQUISA INSTITUTO iVEIGA

O Instituto iVeiga aponta que a presidenta Dilma Roussef é a favorita para vencer as eleições no Pará. E o candidato da coligação Todos pelo Pará,Helder Barbalho (PMDB), lidera a disputa ao Governo do Estado neste segundo turno das eleições.



COMÍCIO REUNIRÁ HOJE LULA E HELDER EM ANANINDEUA

O ex-presidente Lula aterrissa hoje no Pará pela terceira vez nessa campanha eleitoral para participar de um grande comício em Ananindeua com Helder Barbalho, candidato ao governo do Estado pela coligação Todos pelo Pará (PMDB, PT, DEM, PR, PROS, PHS, PSL, PCdoB, PDT, PPL, PTN).
O palanque será armado na avenida D. Vicente Zico, antiga Arterial 18, esquina com a WE 69, a partir das 19h. A coordenação de campanha de Helder promete realizar o maior ato político dessa campanha e ultrapassar o público dos dois eventos anteriores com a participação de apoiadores, prefeitos, deputados estaduais e federais eleitos e correligionários de todo o Estado.
A primeira visita de Lula ocorreu na convenção do PMDB paraense, quando Helder foi escolhido candidato ao governo em conjunto com os demais partidos da coligação, no dia 30 de junho passado. A segunda, com a participação da presidente Dilma Rousseff, ocorreu na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira no dia 10 de setembro, reunindo mais de 30 mil pessoas.
Quando esteve no lançamento da candidatura de Helder, no fim de junho, Lula ressaltou que Helder será eleito governador do Pará e que “é possível governar com o povo e com eficácia para transformar esse Estado”.
O ex-presidente deixou claro que atualmente existem dois projetos em disputa: o que pretende avançar ainda mais no social e nas políticas públicas e o que quer voltar ao retrocesso de 15 anos atrás. “Helder governador e Paulo Rocha senador representam a nova política, a política que em 12 anos transformou a vida de milhões de brasileiros para melhor”. E finalizou: “Com Helder no governo, o povo do Pará terá uma chance extraordinária de ter orgulho do seu Estado”.
Em setembro passado, no segundo comício, Lula ressaltou que “o que vai resolver essa eleição é irmos a cada boteco, loja, fábrica, igreja, banco e feira e dizer que queremos mudar o Pará e não podemos jogar fora o que foi conquistado nesse país ao longo dos 12 últimos anos”, convocou.
O ex-presidente classificou Helder como “uma das promessas políticas mais extraordinárias que o Pará apresentou ao povo brasileiro nos últimos tempos”, elogiando em seguida a liderança política do senador Jader Barbalho (PMDB), que, segundo Lula, foi a figura preponderante e o grande fiador da aliança política e que levará Helder ao governo e Paulo Rocha ao Senado.
A presidente Dilma, candidata à reeleição, afirmou para uma multidão na Pedreira que se orgulhava de seu palanque no Pará, “pois aqui estão os que lutaram e defendem o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família, o Mais Médicos e o Pronatec. Aqui estão os que farão a diferença para o povo do Pará”.
Dilma ressaltou ainda que sempre admirou a coragem e a disposição de Helder desde que o conheceu em Brasília, ainda como um jovem prefeito de Ananindeua, e que agora luta para ser eleito governador do Pará amparado pela maior aliança política construída nessas eleições. Também elogiou a força política de Jader Barbalho, “um homem que aprendi a respeitar e admirar”. “Estamos todos juntos aqui porque acreditamos no Brasil, porque colocamos as pessoas em primeiro lugar e porque lutamos pelos que mais precisam”.
(Diário do Pará)