sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sepultamento da esposa de PM ocorrerá neste sábado



O sepultamento do corpo de Feliciana Mota, esposa do sargento Antônio Hélio Borges, será realizado neste sábado (9), em um cemitério de Santa Isabel, no bairro do Guamá, em Belém.

O horário do enterro será definido somente após a chegada de familiares de Feliciana, que residem nos Estados Unidos. Os parentes devem chegar a Belém nas primeiras horas deste sábado.

O velório ocorre desde a tarde de ontem (7), em uma funerária na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas 25 de Setembro e Duque de Caxias, bairro da Pedreira. Somente familiares e amigos têm autorização para entrar na capela mortuária.

Feliciana foi baleada, ontem, dentro do automóvel do marido, sargento Hélio, durante a fuga de três assaltantes, no bairro do Comércio, em Belém.

ALEPA aprova requerimento para apoiar audiências públicas no Oeste do Pará

Foi aprovado por unanimidade o requerimento apresentado em conjunto pelos deputados estaduais Airton Faleiro, Márcio Miranda - Presidente da ALEPA-, José Megale, Hilton Aguiar, Josefina Carmo e Nélio Aguiar para que a Assembleia Legislativa solicite aos governos estadual e federal atenção especial às recomendações contidas nas atas das audiências públicas realizadas no mês passado no município de Novo Progresso e nos distritos de Caracol, em Trairão, e Castelo dos Sonhos, em Altamira. 

Estiveram presentes às audiências públicas:

- Representando a Assembleia Legislativa: Deputado Estadual José Megale, líder do governo e do Deputado Estadual Airton Faleiro, vice-líder do PT.

- Representando a bancada federal do Pará, Deputado Federal Zequinha Marinho, do PSC.

- Prefeito Osvaldo Romanholi, de Novo Progresso, presente nas três audiências, e prefeito Danilo Miranda, do município de Trairão, presente em Caracol.

VEREADORES:

Caracol/Trairão – Antonio Leocádio, Betona, Ferrari, Geane Leal, Pedro Cacau, Wescley (presidente da Câmara de Vereadores de Itaituba)

Novo Progresso – Ubiracy Soares, Luiz Heilseintein, Elide Bertollo, Edemar Oneta, Sebastião Bueno, Francisco Lazarini.

Castelo dos Sonhos/Altamira – Aldo Boaventura e Luiz Heilseintein (Câmara Municipal de Novo Progresso)

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL:
65 organizações sociais, entre associações, sindicatos de trabalhadores rurais, reservas extrativistas e demais entidades representativas das populações das áreas envolvidas.

PARTICIPAÇÃO POPULAR:
- Caracol/Trairão: 376 participantes
- N. Progresso: 442 participantes
- Castelo dos Sonhos: 277 participantes
Total de participantes registrados nas listas de presenças: 1.095 participantes


As audiências foram realizadas para debater os Estudos Sócio-econômicos e ambientais sobre a macro regularização fundiária, que está sendo executada pelo Governo Federal, no que diz respeito principalmente à criação de unidades de conservação. A aprovação do requerimento da Assembleia Legislativa reforçará as negociações em andamento em Brasília das recomendações feitas pelas audiências públicas. Entre as quais:

1 - A revisão do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163, com ampla participação dos setores envolvidos.

2 - Criação de Fórum Permanente composto pelas três esferas governamentais, organizações sociais e poderes públicos locais.

3 - A redefinição dos limites das Unidades de Conservação nas flonas Jamanxin, Rebio Nascente da Serra do Cachimbo e Flona Itaibuba 1 e 2.

Assessoria de Comunicação

Polícia, Bombeiros e Detran deflagram greve



Revoltados com os casos de violência contra agentes de segurança no Estado do Pará, trabalhadores das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) deverão deflagrar greve em todo o Estado na tarde desta sexta-feira (8).

“Desde o começo do ano tentamos conversar com o governo sobre a falta de estrutura, mas nunca somos atendidos. Ficam nos enrolando, sem tomar qualquer atitude. Enquanto isso, continuamos nas ruas, correndo riscos”, afirma Rubens Teixeira, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Pará (Sindpol).

A decisão sobre a greve ocorreu após o sargento Hélio ter sido baleado, junto com a esposa, na tarde de quinta-feira (7), ao tentar deter um assalto. Ele permanece hospitalizado e a mulher faleceu no local do crime.

Os trabalhadores deverão se reunir às 17h, em frente à Assembleia Legislativa (Alepa), no bairro da Cidade Velha, em Belém, e então paralisar as atividades. “Faremos o ato na Alepa para pressionar o governo e os deputados, além de também prestar apoio aos professores, em greve há mais de 40 dias”, afirmou Rubens.

Após deflagrar a greve conjunta, cada categoria deverá apresentar suas pautas específicas de reivindicação. Cada um dos setores deverá manter 30% do efetivo trabalhado para garantir o atendimento mínimo ao público.

Assessoria de Comunicação via DOL