quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dilma sanciona a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Marabá será a sede da futura Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira (5), às 15h, as leis que criam as universidades federais do Cariri (UFCA), do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba).
A criação das universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público, tendo como meta inicial a interiorização deste nível de ensino.
Paulo Rocha e o deputado federal Cláudio Puty acompanharam a cerimônia 

Jacareacanga recebe Programa Terra Legal

Uma solenidade marcada pela emoção e sentimento de um sonho realizado, aconteceu no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva, em Jacareacanga, sudoeste do Pará. O deputado estadual Airton Faleiro do Partido dos Trabalhadores prestigiou o ato solene de entrega ao prefeito Raulien Queiroz, pelo coordenador extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, do Programa terra Legal, Raimundo da Silva Alves, o título de regularização fundiária urbana de parte da sede do município de Jacareacanga. O ato solene contou com a presença de vereadores, representantes de entidades, secretários municipais e um grande número de proprietários de imóveis rural e urbano.

O Terra Legal é um programa do Governo Federal, criado em 2009 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, ano em que estados e municípios, iniciaram uma nova fase no processo de conservação e implantação de modelos de produção sustentável na Amazônia Legal. O mutirão Arco Verde Terra Legal uniu ministérios e órgãos federais para a preservação da Amazônia. O mutirão combinou acesso a direitos e cidadania para milhares de brasileiros com ações de regularização fundiária e combate à grilagem e se concentrou, prioritariamente, em 43 municípios nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, considerados os campeões do desmatamento.












quarta-feira, 5 de junho de 2013

Copa Ouro em Itaituba



Na abertura do maior evento esportivo do município de Itaituba, que foi mais uma vez um sucesso. O ginásio poliesportivo municipal de Itaituba ficou pequeno com a presença  do publico e dos times de futsal que abrilhantaram i início da  8ª Edição  da tão esperada Copa Ouro.

O evento começou com a apresentação das equipes das escolas que participam da Copinha estudantil em seguida foi a vez de serem apresentadas as equipes principais para sua torcidas que ficaram eufóricas principalmente os torcedores dos times Trovão Azul e Hay-Fay que são as maiores torcidas da Copa Ouro e consequentemente as de maior rivalidade.

Após as equipes serem apresentadas foram feitas as coreografias  que foram desenvolvidas por Bela Brasil, onde trazia  como tema principal o hino de Itaituba foi cantando nos mais diversos ritmos regionais.

A Copa Ouro já é um evento que se tornou tradição em Itaituba em todo estado do Pará é já faz parte do calendário de eventos esportivos e culturais de Itaituba e é promovido pela TV Tapajoara e este ano conta a parceria da Prefeitura Municipal de Itaituba. O empresário  Wilmar Freire dono da TV Tapajoara esteve no ginásio e agradeceu pessoalmente o apoio da Prefeita Eliene Nunes (PSD)  que não mediu esforços para a realização desta Copa que tem sido considerada a Copa das Copas.

A decisão final deste torneio início ficou entre Madereira Angelim e Clima Frio. Onde a equipe da Madereira Angelim levou a melhor com o placar de 2 x 0 em cima da Clima  Frio ganhando assim um ponto na disputa.



Segundo dia da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CONTAG



Realizada em Brasília, a atividade conta com a participação da Diretoria Executiva da entidade e de dirigentes sindicais de todo o país, que darão continuidade aos debates iniciados no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que ocorreu em março deste ano.

Na abertura política, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez um resgate da jornada desenvolvida pela Confederação durante esse ano. “Já realizamos plenárias estaduais, o nosso 11º CNTTR, aprovamos grandes diretrizes para o MSTTR e convocamos este Conselho para terminarmos as discussões de dois pontos do Documento de Trabalho do Congresso. Além disso, reunimos nove coletivos, construímos a pauta do 19º Grito da Terra Brasil e demos posse à nova diretoria da CONTAG.”

O dirigente aproveitou para fazer uma breve avaliação do GTB. “Tivemos momentos leves e outros intensos, como no caso do INCRA. Conseguimos negociar algumas questões diretamente com a presidenta Dilma Rousseff. Podemos afirmar que essa negociação com ela influenciou na conquista referente à decisão do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) de retirar a obrigatoriedade do licenciamento ambiental dos assentamentos”, afirmou. Broch completou: “Tudo o que conquistamos nas últimas décadas, especialmente nesses 10 anos dos Governos Lula e Dilma, é fruto da nossa mobilização.”

Após a abertura, foi feita a leitura e aprovação do Edital de Convocação e da programação do Conselho. Nesta tarde está sendo iniciado o trabalho em grupos para debater e deliberar questões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e Plano de Lutas, presentes no Documento de Trabalho do Congresso da CONTAG. O trabalho em grupos continuará na manhã do dia 5 de junho. Já no período da tarde e no dia 6, acontecerá a plenária de aprovação das emendas vindas dos GTs.
   

terça-feira, 4 de junho de 2013

Inaugurada quadra poliesportiva de Jacareacanga

Na sexta-feira, 31 de maio, estivemos no município de Jacareacanga prestigiando a inauguração da Quadrapoliesportiva do município. A quadra leva o nome do Professor Ludeilson Sousa Baia e representa mais uma importante conquista da administração do prefeito Raulien Queiroz, PT. Esta obra tem o nosso apoio no fortalecimento da educação, esporte e lazer. Parabéns a todos os moradores deste importante município.