sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março. Dia Internacional da Mulher.


Para ministra, Lei Maria da Penha é marco legal avançadíssimo contra a violência doméstica

Fonte : Blog do Planalto

Dia internacional da Mulher

Em entrevista ao programa Bom dia, Ministra nesta quinta-feira (7), a ministra Eleonora Menicucci afirmou que a Lei Maria da Penha é um marco legal avançadíssimo no combate à violência doméstica. Segundo Eleonora, as ações do governo federal buscam superar as desigualdades de gênero e assegurar à mulher o pleno exercício da cidadania.

Segundo a ministra, após a Lei Maria da Penha, as mulheres perderam o medo de denunciar, porque contam, hoje, com o apoio do governo. Ressaltou, ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve comunicar qualquer suspeita de violência doméstica detectada nos hospitais.

Em outra frente, a ministra lembrou que o programa Rede Cegonha tem diminuído em 80% a morte materna, ao disponibilizar no pré-natal pelo menos seis consultas para as gestantes. Ela afirmou ainda que as mulheres deixaram de peregrinar pelos hospitais em busca do leite materno, acrescentando que a missão da Secretaria é a ampliação dos direitos das mulheres.

    “Até o final de 2014, queremos aumentar a cobertura dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência e fazê-los chegar a mais municípios, ações impulsionadas pelo Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, disse.

quinta-feira, 7 de março de 2013

PT homenageia mulheres


Por assessoria

A Assembléia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, 07, a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), com a outorga da Medalha "Isa Cunha".

Pela bancada do PT foram indicadas Cristine Lobato (delegada de Polícia Civil), Maria de Fátima Alves (juiza) e Maria de Jesus Silva (ex-vice prefeita e ex-vereadora de Jacundá).

O Dia Internacional da Mulher é comemorado pela Alepa desde 1984. A entrega da medalha “Isa Cunha” (iniciativa da deputada petista Regina Barata) é uma homenagem à mulher historiadora, fundadora da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) e do Movimento de Mulheres da Cidade e do Campo (MMCC) e que foi uma militante histórica da luta das mulheres no estado do Pará. Isa Cunha faleceu em 2003.













Sessão especial Dia da MUlher

Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) participa na manhã desta quinta-feira, 07, da sessão especial na Alepa, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Mulheres que se destacam em sua atuações em prol da sociedade, serão condecoradas com a Medalha "Isa Cunha".

Pela bancada do PT foram indicadas Cristine Lobato (delegada de Polícia Civil), Maria de Fátima Alves (juiza) e Maria de Jesus Silva (ex-vice prefeita e ex-vereadora de Jacundá).  

PAC 2 terá R$ 33 bilhões para investimento em saneamento e mobilidade urbana

Fonte: Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (6), durante encontro com prefeitos e governadores no Palácio do Planalto, que estados e municípios selecionados na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) receberão R$ 33 bilhões para investimentos em saneamento, pavimentação e qualificação de vias, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Os recursos serão utilizados na pavimentação ou recapeamento de vias, sistema de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, construção de reservatórios, captação de água, passeios com acessibilidade, sistemas cicloviários, medidas de moderação de tráfego, sinalização viária e elementos que promovam a acessibilidade universal.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Alepa: Faleiro participa de reunião com o titular da Seduc Cláudio Ribeiro.

Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) foi um dos deputados que participou da reunião do parlamento com o secretário de Educação, Cláudio Ribeiro, na tarde desta quarta-feira, 06, na Assembléia Legislativa.

O parlamentar cobrou a publicação do edital de contratação de monitores  para as Casas Familiares Rurais (CRF´s) no estado. O secretário se comprometeu em averiguar a situação e retornar ao deputado.















Para Faleiro quadro de violência exige resposta imediata



Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) se pronunciou na manhã desta quarta-feira, 06, na tribuna da Assembléia Legislativa sobre o que considera "situação insuportável" em relação à (in) segurança pública a qual a população do estado do Pará está vivendo.

"Quero falar sobre a insegurança pública. Devo recordar que no dia 11 de dezembro de 2012, meu mandato , apresentou na Casa, um requerimento pedindo informações ao governo estadual sobre a situação e solicitando informações sobre o plano emergencial para a segurança pública. Já em dezembro do ano passado, tínhamos dados desse quadro alarmante. E eu continuo aguardando essas informações do governador. Então já teríamos que ter uma atitude do governador Simão Jatene. Ou o governador toma providências urgentes, ou perde o controle, se é que já não perdeu. Há um aumento gradativo da violência. A bandidagem está se sentindo a vontade para agir como está agindo. Eu estou disposto em me somar na busca de soluções", afirmou Faleiro.


Título de Cidadã do Pará à Luzia Fati

Por assessoria

O deputado estadual Airton Faleiro (PT) protocolou na manhã desta quarta-feira, 06, Projeto de Lei que concede à Luzia de Oliveira Fati, nascida no Paraná, o título honorífico de Cidadã do Pará Post Morten.

Luzia Fati faleceu na segunda-feira, 04, em Macapá. Ela foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais STTR de Santarém e ajudou a fundar o STTR de Belterra. Foi presidente do PT de Santarém  e diretora nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi coordenadora do ISAM, mais tarde Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém, no governo da petista Maria do Carmo. Foi a primeira coordenadora do Fundo de Desenvolvimento do Ideflor (Fundeflor).

"Pela sua linda história de luta no Pará, acho justo esse título à Luzia Fati", disse Faleiro da tribuna da Alepa.


Abaixo o Projeto de Lei.




VIOLÊNCIA: Ou Jatene toma providências urgentes, ou perderá o controle.

Está insuportável a situação de insegurança no estado do Pará. Ou o governador Jatene toma providências urgentes ou perderá o controle, se é que já não perdeu. 

Veja post neste blog sobre meu requerimento solicitando do governador esclarecimento sobre plano para a segurança pública. Clique aqui.





Professor baleado está estável, diz hospital
Fonte: DOL

A Diretoria Clínica do hospital particular em que foi internado o professor Alexandre Saramore, baleado na manhã de terça-feira (05), emitiu uma nota oficial sobre o estado de saúde do paciente.

Segundo o comunicado, Alexandre foi submetido a uma série de exames e procedimentos clínicos, e encontra-se internado no hospital, localizado no bairro do Marco, em Belém. O estado de saúde do professor é estável.

O professor foi alvejado durante o atendimento a pais e alunos, já que está no período de matriculas no Centro de Estudos Supletivos Prof. Luiz Otávio Pereira, atrás do Colégio Estadual Augusto Meira, no bairro de São Bráz, durante a manhã de hoje após ter reagido ao ver o homem armado. Um homem, ainda não identificado, entrou na sala e disparou seis vezes contra o professor.

Pelo menos três tiros acertaram a vítima. O atirador saiu do colégio e fugiu junto com um comparsa, que o esperava do lado de fora da escola com uma motocicleta.

 A polícia suspeita de que tenha havido uma tentativa de assalto a ele e mais três professores que estavam em uma sala de aula, anexa a Escola Estadual Augusto Meira.Como Alexandre foi o único ferido, a polícia ainda não descarta a possibilidade de uma tentativa de homicídio.

De acordo com testemunhas, o criminoso chegou a levar uma mochila com o notebook do professor e outros objetos pessoais.

 Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e encontraram quatro cápsulas dentro da sala de aula, mas não conseguiram definir a arma usada na ação, o laudo deve sair em 30 dias.

O irmão da vítima, André Souza, esteve na escola e contou que “dois dos disparos acertaram apenas de raspão”, por isso o professor está fora de risco.

Os funcionários do estabelecimento de ensino que presenciaram a ação, descrevem o acusado como um rapaz moreno e magro, aparentando ter 20 anos ou menos.A Seccional de São Bráz está investigando o caso. Uma testemunha do ocorrido já prestou depoimento e a polícia continua com a busca pelos criminosos.

Dilma divulga nota de pesar pelo falecimento de Hugo Chávez




Fonte : Blog do Planalto


Dilma divulga nota de pesar pelo falecimento de Hugo Chávez

Nota Oficial
A presidenta Dilma Rousseff divulgou, na noite desta terça-feira (5), nota de pesar pelo falecimento de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.

Confira a íntegra da nota:

O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, da morte do Presidente Hugo Chávez.

As transformações econômicas, sociais e políticas que Chávez conduziu, nos últimos 14 anos, na Venezuela, fizeram desse grande líder a mais importante referência da história daquele país e o projetaram em toda a América Latina e Caribe.

Hugo Chávez contribuiu para o fortalecimento do nosso continente, sendo responsável pela constituição da Unasul e da Celac.

O governo e o povo brasileiros perdem um grande amigo, cuja coragem, generosidade  e calor humano irmanaram Venezuela e Brasil como nunca antes em nossas histórias.

Hugo Chávez viverá na memória de venezuelanos, brasileiros e latino-americanos e será uma eterna referência para toda  a América Latina.


Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

terça-feira, 5 de março de 2013

Do blog do Jeso Carneiro. Sindicalista será homenageada pelo PT


Sindicalista será homenageada pelo PT

por Sávio Carneiro (repórter do blog)

O diretório municipal do PT em Santarém vai prestar uma homenagem especial à sindicalista Luzia Fati, que morreu ontem (4), em Macapá (AP), depois de sofrer um ataque cardíaco fulminante.

A homenagem será realizada no sábado (9), na sede do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Santarém, durante encontro de membros e lideranças do PT, para discutir as diretrizes do partido para os próximos anos.

O presidente do diretório municipal do PT, o médico e ex-deputado estadual Carlos Martins (foto), lamentou profundamente a morte da sindicalista e enalteceu os trabalhos realizados por Luzia Fati no município, entre eles a de ter sido a primeira mulher a dirigir o STTR em Santarém.

Em coluna, Dilma fala sobre alimentos orgânicos, segurança na Copa e fiscalização das rodovias

Fonte: Blog do Planalto

Na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (5), a presidenta Dilma Rousseff respondeu perguntas sobre a fiscalização nas estradas, a preparação da polícia para garantir a segurança durante a Copa do Mundo e o apoio à produção de alimentos orgânicos, que tem um adicional de 30% na compra pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para uso, inclusive, na merenda escolar.

    “Além disso, o Pronaf Agroecologia financia projetos agroecológicos ou orgânicos de até R$ 130 mil com juros de até 2% ao ano. Lançamos também, em 2012, a campanha ‘Brasil Orgânico e Sustentável’, para estimular o consumo desses produtos. Atualmente, há 11.524 unidades de produção orgânica reconhecidas para venda direta ao consumidor”, afirmou Dilma, em resposta a Gerusa Ramos Ibanez, 39 anos, nutricionista de Ananindeua (PA).

Sobre a atuação da polícia durante os grandes eventos, a presidenta afirmou para Jerônimo Ramos Neto, advogado em Palmas, que os policiais rodoviários federais e estaduais estão sendo treinados e que o objetivo é capacitar 50 mil policiais, bombeiros e outros profissionais de segurança pública, Receita Federal e Defesa Civil, além de modernizar os equipamentos. Também estão sendo realizados cursos em parceria com os Estados Unidos para formar multiplicadores.

    “Nosso país já lida com segurança de grandes eventos todos os anos, como a festa de reveillon no Rio de Janeiro e os carnavais nas grandes cidades, que recebem mais turistas do que o esperado para a Copa do Mundo. E nossos campeonatos de futebol reúnem todas as semanas milhares de pessoas em todo o país. E estaremos ainda mais preparados. (…) Esse será um dos principais legados que os grandes eventos deixarão para o país: 50 mil profissionais bem preparados”, destaca.

A presidenta ainda falou, respondendo a Jair Roberto Sampaio, autônomo de Salvador, de 41 anos, sobre como a fiscalização ajuda a reduzir o número de acidentes. Ela lembrou o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida, que tem o objetivo de reduzir no mínimo em 50% os óbitos decorrentes dos acidentes de trânsito no país. Mas ela ainda afirmou que o mais importante é a mudança de comportamento de todos, com direção responsável e defensiva.

    “O principal objetivo da fiscalização é esse, poupar vidas e sofrimentos, e não arrecadar recursos. (…) Exemplo disto foi a Operação Carnaval 2013, quando as rodovias tiveram o menor índice de acidentes dos últimos dez anos. No feriado de Carnaval, houve redução de 17% no total de acidentes, de 24% no número de mortes e de 25% no total de feridos. Antes disso, a Operação Fim de Ano já havia proporcionado um decréscimo de 23,4% no número de acidentes”, detalha.

Amigos e família se despedem de Luzia Fati

Por assessoria

Na manhã desta terça-feira, 05, Airton Faleiro cumpriu a difícil tarefa de, em nome do PT estadual, acompanhar o enterro da companheira Luzia Fati, em Macapá. Também presentes as companheiras Ivete Bastos, Marilene Rocha e Vandicléia,  a representação santarena e paraense nesta despedida. Luzia Fati deixa um legado de lutas e conquistas. 

 Luzia Fati (a direita) ao lado de Lula e dona Marisa.


Familiares e amigos se despedem da companheira Luzia.

Faleiro e Zé Geraldo em Rurópolis

Por assessoria


O deputado estadual Aírton Faleiro e o deputado federal Zé Geraldo (ambos do PT) estiveram participando no domingo, 03, do curso de formação do PT do município de Rurópolis com a presença de diversas lideranças comunitárias, políticas e de movimentos sociais. 



 






Faleiro e Zé Geraldo no KM 30 em Itaituba

Por assessoria

Os deputados petistas Aírton Faleiro (estadual) e Zé Geraldo (federal) participaram de plenária com a comunidade do KM 30, em Itaituba, na manhã de domingo, dia 03.


 





Faleiro e Zé Geraldo em Aveiro

Por assessoria


Os deputados Airton Faleiro (estadual) e Zé Geraldo (federal), ambos do PT, estiveram em Aveiro, no sábado, 02, pela manhã, ao lado do presidente do PT municipal, Newton Soares.


 








Faleiro e Zé Geraldo em Caracol (Trairão)



O deputado estadual Aírton Faleiro e o deputado federal Zé Geraldo (ambos do PT) participaram no sábado, 02, à tarde de plenária no distrito de Caracol (Trairão) ao lado do vice-prefeito deste município, Iziquiel Gomes e lideranças locais. 

Faleiro participa de formatura em Placas

Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) esteve em Placas no domingo, 03, onde participou da solenidade de formatura da 1ª Turma de Ensino Médio Técnico em Agropecuária da CFR de Placas. Também estiveram prestigiando o evento o presidente da Fundação Viver, Produzir Preservar (FVPP) de Altamira, João Batista Uchôa e o deputado federal Zé Geraldo (PT).  

Faleiro é um dos maiores incentivadores da Pedagogia da Alternância e das Casas Familares Rurais no estado. Parabéns aos formandos!




segunda-feira, 4 de março de 2013

Adeus à companheira Luzia Fati






Faleuceu na manhã desta segunda-feira, 04, em Macapá,  nossa companheira Luzia Fati. Luzia de Oliveira Fati, foi presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém. Foi diretora nacional da Central única dos Trabalhadores (CUT) e Presidente do PT de Santarém. Também, esteve à frente Instituto Socio Ambiental - ISAM, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma de Santarém, na gestão de Maria do Carmo, e ainda foi a primeira coordenadora do Fundo de Desenvolvimento do Ideflor (Fundeflor). 

Quando de sua ida de Santarém Para morar em Macapá( AP) eu, amigo de longa data, escrevi para ela uma carta de despedida e agradecimento.

ABAIXO A CARTA NA ÍNTEGRA.

Mensagem do Deputado Airton faleiro, na despedida, da companheira Luzia Fatti.


 ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE QUERIA O COLO DA MÃE

Eu era apenas mais uma menina, filha de uma família que como tantas outras chegavam à Transamazônica.  Como sempre  as companhias me envolveram com estranhas e novas idéias. Essas companhias me levaram para um caminho sem volta. Saí praticamente do colo da minha mãe e me meti com a turma da igreja, do sindicato e do PT da Transamazônica.

De repente vim parar Santarém. Ali encontrei as mesmas companhias. Um tanto ousadas e intrometidas, me misturei com a mesma turma. Quando menos esperava me fizeram Presidenta do Sindicato  dos Trabalhadores Rurais. Quanta honra,  quanto medo, quanta coragem ser a primeira mulher a presidir o maior Sindicato de Trabalhadores Rurais da America Latina. 

Embalada  pelos sonhos de mudança da classe trabalhadora brasileira, me fizeram Diretora Nacional da CUT. Quanta honra, Quanto medo, quanta coragem ajudar dirigir a maior e mais importante Central Sindical do meu País.

De volta para Terrinha que me adotou, me fizeram presidenta do meu Partido em Santarém. Quanta honra quanto medo, quanta coragem dirigir o PT que governa meu País e meu Município.

Ha!,  tem uma coisa, melhor duas, que não falei pra vocês.  Ao meio a tudo isso, secretamente tive que ser mãe do meu Pai, de meus tios e irmãos. Chorei em silêncio a dor de minha eterna infermidade. Quanto medo, quanta raiva, quanta coragem para lutar e conviver com essa doença.   

Desculpem minha nova ousadia - o que eu quero  não é pouco. .. quero a compreensão de vcs para ficar um pouco no colo da minha mãe. 

Menina Luzia. .. Vai, volte para o colo de sua mãe. Vc merece, mas não se esqueça de uma coisa, jamais vamos te deixar em paz, pois a turma da igreja, do sindicato e do PT está espalhada por todo canto.  Onde quer que vc esteja essa turma vai te envolver. Tome cuidado, pois essa turma continua com essas estranhas idéias de lutar por Mudança, Justiça, Cidadania e Paz.

Obrigado Luzia, pelo que já fizestes e por tudo que ainda vais fazer.

Homenagem do companheiro de estranhas idéias, deputado Airton Faleiro, na despedida de Luzia Fatti.

Brasília 28-01-2011  

Uma brincadeira. Fui eu quem escreveu. Não foi a assessoria.

Eleições suplementares: PT venceu em três das quatro cidades que disputou


Do site do PT Nacional

José Luiz Lauermann foi eleito em Novo Hamburgo (RS); Décio Góes ganhou em Balneário Rincão e Rudimar Borcioni venceu a disputa em Campo Erê, ambos municípios em Santa Catarina.

Dos nove municípios que realizaram eleições para prefeito neste domingo (3), três elegeram candidatos do PT.

Em Novo Hamburgo (RS), o vencedor foi José Luiz Lauermann. Em Balneário Rincão (SC), o eleito foi Décio Góes. Rudimar Borcioni venceu a disputa em Campo Erê (SC).

O partido concorreu ainda em Criciúma (SC) com Fábio Brezola, que não conseguiu ser eleito.

As chamadas eleições suplementares ocorreram porque, nas eleições de outubro de 2012, candidatos que tiveram o registro de candidatura rejeitado tiveram mais de 50% dos votos válidos. Outras cidades com situação semelhante devem ter eleições “tardias” em abril.

(As informações são da Folha Online)



É campeão!



google imagens