sexta-feira, 23 de março de 2012

Governo federal fará derrocamento no Tocantins

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou que o governo federal vai realizar as obras de derrocamento do Pedral de São Lourenço, no rio Tocantins. Essa obra é fundamental para a viabilização da Hidrovia Tocantins/Araguaia e a efetivação plena das eclusas de Tucuruí.

O anúncio do investimento feito ontem por Belchior veio acompanhado da informação que o Ministério dos Transportes já foi autorizado a realizar a licitação para o projeto executivo do derrocamento.

O derrocamento no Tocantins é necessário para permitir a movimentação de comboios de grande porte. Neste processo também será realizado a dragagem do rio Tocantins.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Águas e desenvolvimento humano na Amazônia


Aírton Faleiro

Deputado Estadual

Embora tardiamente estamos vivendo uma época em que a humanidade está pensando com mais responsabilidade sobre a utilização dos nossos recursos naturais. Essa é uma discussão global. Aqui na Amazônia, temos nossas preocupações particulares concentradas no desafio de buscar o uso inteligente da natureza aliado ao desenvolvimento humano.

No Dia Mundial da Água (22/03) estamos nivelados com o mundo e com as comunidades que compõem esse complexo universo da floresta para discutirmos alternativas e soluções para continuarmos trilhando o caminho da sustentabilidade. Estamos, inclusive, no centro dos debates internacionais sobre o meio ambiente, representados pela presidenta Dilma. Acredito que nossa sociedade, hoje, está mais consciente e com mais informações para entender os grandes riscos para o presente e para o futuro com o uso desordenado da natureza e em condições de contribuir para a garantia de um futuro para as próximas gerações. Creio firmemente que o ser humano é inteligente demais para permitir a autodestruição.

O Pará já semeou ações – na gestão de Ana Júlia (PT) - para possibilitar o tão almejado desenvolvimento sustentável. Podemos destacar os programas Água para Todos e Campo Cidadão, o Zoneamento Ecológico Econômico em detalhes e também a criação de um órgão estadual especificamente focado para o tema, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema (que juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia resultou do desmembramento da antiga Sectam que reunia as áreas de ciência, tecnologia e meio ambiente sob a mesma competência), além da criação do Instituto de Desenvolvimento Florestal-Ideflor e da regularização ambiental com o Cadastro Ambiental Rural. Estas e muitas outras ações fazem parte de uma mesma bandeira que é de atenção e proteção ao ser humano e ao meio ambiente.

Nós, da região amazônica, detemos a maior porção de água doce do mundo, uma riqueza de valor incalculável, mas que pode ser esgotada. A nossa floresta, considerada por muitos como “pulmão do mundo”, também pode desaparecer. O uso consciente e manutenção destes importantes elementos da nossa realidade depende de nossas decisões e ações urgentes. O meio ambiente precisa de nós e nós precisamos do meio ambiente. Da atitude de cada um podemos fazer uma rede de ações em favor da casa onde vivemos, a Amazônia e do planeta que habitamos.

Como já afirmei somos inteligentes o suficiente para promover nossa existência. Por isso clamo a todos que nesta data façamos uma reflexão para construirmos o mundo que queremos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Faleiro encaminha ofício ao Ministério dos Transportes e Dnit sobre BR163

O deputado estadual Aírton Faleiro encaminhou ao Ministério dos Transportes e Dnit regional e nacional ofício solicitando vistoria no asfaltamento da Br 163 (Santarém-Cuiabá) no trecho Santarém-Rurópolis.

Segue ofício.





BR 163 liberada em Trairão

BR-163 é liberada após oito dias interditada

Fonte: Diário On Line

Na manhã desta quarta-feira (21), a rodovia BR-163, no município de Trairão, no sudoeste paraense, foi liberada após oito dias de interdição.

A decisão foi tomada depois de uma reunião ocorrida hoje, em Brasília, com a participação de uma comissão formada por representantes da manifestação; o prefeito de Trairão, Danilo Miranda; deputados; Jorge Ernesto Pinto Fraxe, diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes); e os diretores da Construtora Brasileira e Mineradora LTDA (CBEMI).

A manifestação, que teve início na última terça-feira (13), ocorreu por conta dos atrasos nos pagamentos da CBEMI aos fornecedores e funcionários. Há sete meses, desde que a empreiteira parou suas atividades no município, eles estão sem receber.

Porém, o acampamento dos manifestantes continuará levantado na área industrial da empresa até a chegada da comissão com a decisão final, o que deverá ocorrer amanhã à noite.

Atoleiro na BR 230: Máquinas já foram deslocadas para o local

Por assessoria

Sobre o problema do atoleiro na BR 230 (Transamazônica), o deputado federal Zé Geraldo, que ontem foi informado pelo deputado estadual Aírton Faleiro sobre a situação, informou que em reunião com o DNIT de Brasília pediu providências e que hoje já foram deslocadas máquinas para o local a fim de ser solucionado o atoleiro que acabou por engarrafar esta via no trecho Altamira-distrito de Belo Monte.

Em sua edição desta quarta o jornal O Liberal traz matéria sobre o atoleiro na Transamazônica. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.


terça-feira, 20 de março de 2012

Transamazônica: Faleiro pede providência para atoleiro


Por causa das intensas chuvas na região a população da Transamazônica está sofrendo com o atoleiro que se formou a BR 230 no trecho de Belo Monte (entre Altamira e o Rio Xingu) que já acumula hoje um grande engarrafamento.

Procurado por pessoas moradoras desta área que relataram a difícil situação o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) falou com o deputado federal Zé Geraldo (PT) que já agendou para a tarde de hoje reunião com o DNIT Nacional para tentar resolver o problema.

Neste contato Faleiro informou Zé Geraldo sobre a péssima qualidade do asfaltamento da BR 163, conhecida como Santarém-Cuiabá (trecho Rurópolis-Santarém) em que já aparecem buracos, apesar de o serviço de asfaltamento ser recente.

Faleiro irá também enviar ofício a serem encaminhados ao Dnit Regional e Nacional pedindo vistoria e averiguação da forma como está sendo usado o recurso público nessas obras .

“Em viagem ontem (segunda,19) de Placas à Santarém passei por este trecho e pude constar essa péssima qualidade do asfaltamento”, disse o deputado estadual.

Ascom Mandato
Foto: site Altamira Hoje

Gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades com o Pronacampo, afirma Dilma

Presidenta Dilma Rousseff e a Antônia Vanderlucia de Oliveira Simplicio, durante cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo. Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR



A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (20), no Palácio do Planalto, que o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) proporcionará às gerações futuras mais oportunidades por melhorar a qualidade da educação na área rural. Durante o lançamento do programa, a presidenta afirmou que a iniciativa também é um dos eixos estratégicos no combate à miséria.

“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente”.

Segundo a presidenta, o Pronacampo, juntamente com outras programas do governo, tornará o campo um lugar com qualidade para os agricultores criarem seus filhos.

“Estamos apostando sobretudo que uma outra geração também se beneficiará com tudo isto que fazemos nesta, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno, de qualidade para se morar e se criar os filhos. Eu acho que esse papel do Pronacampo é estratégico, sem isso, nós não teremos de fato condições de transformar o Brasil numa grande nação”, afirmou

Ao lançar o Pronacampo, a presidente disse estar orgulhosa por poder implementar um programa que dará aos jovens a possibilidade de realizar seus sonhos.

“Este é um daqueles momentos em que a gente tem orgulho de ser presidente da República. Não é um orgulho qualquer, porque a mim me gratifica como presidenta aplicar, implementar um programa que vai levar, sobretudo à população jovem deste país, um outro destino, a possibilidade de outros de sonhos e de mais realizações”, disse.

Durante o lançamento do Pronacampo, Dilma recebeu de Antônia Vanderlucia de Oliveira, que representava os movimentos sociais, um Dicionário de Educação no Campo.


AL cobrará mais comprometimento da Norte Energia

Fonte: Diário do Pará

Os deputados membros da comissão parlamentar de acompanhamento de Belo Monte se reunirão amanhã com o presidente do Consórcio Norte Energia, Carlos Nascimento, na Assembleia Legislativa. Os parlamentares vão cobrar do consórcio formado por empreiteiras para construir a usina hidrelétrica de Belo Monte informações sobre o recolhimento de impostos ao Pará.

A preocupação dos deputados é que o consórcio mantenha a decisão de adquirir bens e equipamentos de outros Estados, deixando de contribuir com o fisco estadual, como já ocorreu, inclusive, levando a Secretaria Estadual da Fazenda a apreender veículos com equipamentos nas barreiras fiscais do Estado, determinando o pagamento antecipado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Esta será a terceira reunião dos dirigentes do consórcio com a comissão. A primeira ocorreu na própria AL, em agosto de 2011, e a segunda em setembro, em Altamira, mas Carlos Nascimento não compareceu.

O maior recolhimento de impostos no Pará, afirma o presidente da comissão, deputado Martinho Carmona (PMDB), é uma forma de compensação pelos problemas que a obra já está causando, como aumento da criminalidade na área do Xingu e de demandas por saúde, educação e, principalmente, segurança.

Os deputados vão cobrar do consórcio maior comprometimento com o Pará para que os equipamentos e mão de obra sejam, de fato, adquiridos no Pará, a fim de contribuir com a arrecadação fiscal local. As primeiras compras de equipamentos do consórcio foram realizadas em São Paulo e Espírito Santo, deixando o Pará de arrecadar mais de R$ 200 milhões. (Diário do Pará)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Faleiro aguarda reunião com secretário de Transporte

Em nota publicada na edição desta segunda-feira,19, no Repórter Diário, do Diário do Pará,o jornal comenta sobre a cratera, no KM 08 da rodovia PA 415,que está comprometendo o tráfego entre os municípios de Altamira e Vitória do Xingu. Aliás, esta é a única via de acesso entre o porto de Vitória e as obras de construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

O deputado Airton Faleiro já denunciou o problema da tribuna da Assembléia Legislativa, mandou fotos ao governador e as postou em seu blog.


Faleiro pediu uma audiência com o secretário estadual de Transporte, na semana passada, que foi marcada e desmarcada pela assessoria do líder do Governo, Márcio Miranda.


O deputado Faleiro espera que a agenda seja mantida para esta semana, conforme o prometido pelo governo. Enquanto isso, o buraco só aumenta.

Veja as fotos do aniversário de Airton Faleiro comemorado em Belém.

Bolsa-Atleta vai apoiar principais esportistas brasileiros, afirma Dilma Rousseff

Fonte: Blog do Planalto



A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o programa Bolsa-Atleta vai apoiar os principais esportistas brasileiros.

“O bolsa-atleta vai apoiar os principais esportistas brasileiros, inclusive aqueles já renomados, que contam com algum tipo de patrocínio. Até o ano passado, quem tivesse patrocínio individual não poderia receber o bolsa-atleta, mas nós vimos que era preciso mudar a lei para ampliar esse apoio porque o patrocínio que eles têm muitas vezes é temporário, voltado só para um campeonato ou por um período curto. Isso gera insegurança para o atleta poder planejar seu treinamento, sua participação em competições e se dedicar totalmente ao esporte”, afirmou.

Segundo a presidenta, o programa vai conceder 4.243 bolsas a atletas de 53 modalidades olímpicas e paraolímpicas.

“A bolsa-atleta tem cinco categorias e o valor mensal varia de R$ 370 a R$ 3.100. Este ano vamos investir R$ 60 milhões tanto para apoiar os atletas que já estão no topo, no alto rendimento, como quanto os que estão começando a construir suas carreiras”.

A presidenta disse ainda que o programa beneficiará atletas que irão disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Segundo Dilma, dos 161 atletas que já se qualificaram para as Olimpíadas, 30 receberão o bolsa-atleta. Os atletas que estão iniciando a carreira também serão beneficiados. De acordo com a presidenta, 439 jovens atletas de 14 a 20 anos receberão o bolsa-atleta este ano.