sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reage Icoaraci V

Estudante acende vela em homenagem aos adolescentes mortos.



JUSTIÇA !






POR QUE ?









Maria Lima organiza "Abraço ao Cruzeiro"












Amigas choram morte dos adolescentes.

















"Caminhada pela Paz".

















Icoaraci reage IV

"A chacina vai de encontro a todos os direitos humanos do homem. Isso é uma coisa vergonhosa para o Pará", a afirmação é do pedagogo Ronald Luz, que juntamente com outros professores, paratiparam da caminhada, que começou com uma missa na Igreja Matriz.

Foi dele a informação sobre os dados do Ministério da Justiça que colocam o Pará na terceira colocação de estado onde mais se mata crianças e adolescentes.

Polícia - Parentes das vítimas que preferem não se idenificar dizem que a polícia já sabe quem são os autores da chacina. Faltando agora a prisão dos suspeitos.

Icoaraci reage III

Maria Lima, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Avertaninho, é uma das organizadoras do "Abraço ao Cruzeiro", que acontece as 5 horas da tarde do próximo dia 3 de dezembro na Orla de Icoaraci.

O Cruzeiro é um dos monumentos mais antigos da Vila, onde antigamente, as pessoas acendiam velas para homenagear seus mortos.

O Abraço é para simbolizar o protesto dos estudantes pela morte dos adolescente, um dos quais era aluno do Avertaninho.

Daqui o blog faz o convite para participar do ato.

Icoaraci reage II

Centenas de pessoas entre amigos, moradores, professores e estudantes de escolas públicas e particulares de Icoaraci, distrito de Belém, percorrerram as ruas da cidade na Caminhada da Paz em protesto pela morte de seis adolescentes no último sábado, que ficou tristemente conhecida comoa chacina de Icoaraci.

Dados da Ministério da Justiça mostram que o Pará é o terceiro estado do país onde mais se mata crianças e adolescentes. São três por dia.

A caminhada teve o apoio da igreja católica. Em frente ao local onde os adolescente foram mortos todos rezaram um pai nosso em intenção das vítimas. Foi um momento emocionante. Colegas dos mortos não contiveram as lágrimas.

A assessoria do deputado Aírton Faleiro acompanhou a manifestação.

Recomeça o Luz para Todos na Transamazônica e Xingu

Um evento coordenado pela Eletrobrás e pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), marcará a retomada do Programa Luz para Todos na Transamazônica e Xingu.

Após dois anos de paralisação do programa na região, a retomada acontece pelo Projeto de Assentamento Transassurini (PA), na zona rural de Altamira e contemplará neste primeiro momento 681 famílias de agricultores com energia firme. O evento acontece no dia 30, no parque da vaquejada, próximo a vila Sol Nascente, à partir das 10h da manhã.


A retomada do Luz para Todos, é resultado de uma das garantias do governo federal, aos mais de 4 mil agricultores, representantes dos 11 municípios que integram a área de influencia da hidrelétrica de belo monte, que nos últimos dias 28 a 30 de agosto e 01 e 02 de setembro, acamparam em Altamira, pedindo melhorias para as famílias que moram no campo.

O evento contará com a participação de Aurélio Pavão, coordenador nacional do Luz para Todos e Álvaro Bressan da equipe da Rede Celpa.


Segundo João Batista Uchoa, coordenador da FVPP, na Transassurini , de acordo com o projeto técnico da Rede Celpa, já foram identificadas mais 1.500 famílias que precisam ser contempladas pelo projeto energético, portanto, à sociedade civil caberá a realização de uma triagem para identificar se o número é apenas este, ou se mais famílias precisam da energia.


Para Uchoa, a retomada do luz para Todos, pela Transassurini é estratégico, visto ser o PA, o maior pólo de produção de grãos de Altamira, além de ser destaque na produção de gado leiteiro e de corte.


Após a programação que deve reunir pelo menos 500 agricultores, e contará com a presença dos deputados, Airton Faleiro e Zé Geraldo, ambos do PT, será oferecido um almoço coletivo.


Assessoria do deputado Airton Faleiro.

Texto _ Iolanda Lopes.

Chacina de adolescentes: Icoaraci reage

3 CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO MORTOS POR DIA NO PARÁ, DIZ MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Dados do Ministério da Justiça de 2008 afirmam que no Pará três crianças e adolescentes são mortos por dia. A informação foi divulgada durante a passeata pela Paz que acontece nesta manhã em Icoaraci.

A assessoria do deputado Aírton Faleiro, que é solidário a manifestação, acompanha a caminhada. Daqui a pouco fotos e mais informações.

Hoje em Gurupá, Almeirim e Prainha

Agenda do deputado Faleiro, em conjunto com o deputado federal Zé Geraldo, para hoje

Manhã - Em Gurupá, participa de debate sobre o plebiscito.

Tarde - Em Almeirim, participa de reunião com lideranças locais do Partido dos Trabalhadores.

Noite - Em Prainha, participa de debate osbre o plebiscito.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prêmio CUT: Companheiro Valdir Ganzer merece nosso voto



O deputado estadual Valdir Ganzer (PT/PA) está concorrendo ao Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre. Ganzer concorre na categoria 4 - Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo.

A votação encerra dia 30. No dia 1º de dezembro, a CUT anuncia os nomes dos vencedores. Então pode votar no companheiro que com toda certeza merece este reconhecimento.



CLIQUE AQUI PARA VOTAR!

MMA agilizará estudo para resolver problemas de assentados em Unidades de Conservação no Pará

Os deputados Aírton Faleiro (estadual) e Zé Geraldo (federal) - ambos do PT - participaram de reunião ontem, 23, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, tendo como pauta a situação de assentados em Unidades de Conservação na região oeste do Pará.

Segue matéria veiculada no site do deputado Zé Geraldo.


DO SITE DO DEPUTADO FEDERAL ZÉ GERALDO

Ministra Izabella Teixeira, do MMA, promete agilizar estudo para resolver problemas de assentados em Unidades de Conservação, no Oeste do Pará.



Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente, reuniu-se, na tarde do dia 23/11, com lideranças dos municípios de Novo Progresso, Trairão, Aveiro e Belterra, alem das localidades de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, para tratar da situação de mais de 1.200 famílias que vivem dentro de unidades de conservação como parques nacionais e florestas nacionais na região da BR 163.

Na reunião que contou também com a participação do Presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, representantes das famílias solicitaram da ministra uma solução para um problema que se arrasta desde a criação de Unidades de Conservação como as florestas nacionais de Jamanxim e Tapajós: a regularização de suas propriedades que foram incluídas nestas áreas.

Icoaraci reage

Por assesssoria

Passeata pede paz na Vila


Moradores e estudante da Vila de Icoaraci realizam a Passeata da Paz nesta sexta-feira, 25, a partir das 9 horas da manhã, com saída da praçinha ao lado da Delegacia de Polícia, na 3° Rua.

O movimento, apoiado pela Igreja Católica, é um protesto pacífico contra a chacina que vitimou 6 adolescentes no último fim de semana.

O deputado Aírton Faleiro apóia integrantes da caminhada e manifesta sua solidariedade às famílias das vítimas.

Ex-PM é principal suspeito de chacina em Icoaraci

Fonte: Portal ORM


O principal suspeito da chacina em Icoaraci, em que seis adolescentes foram assassinados a tiros, no sábado passado, é um ex-policial militar. Ele, inclusive, já foi preso, há alguns anos, acusado de fazer parte de um grupo de extermínio. Essa prisão ocorreu em 2008 durante a operação 'Navalha na Carne'. O LIBERAL apurou essa informação depois de conversar com várias pessoas, algumas das quais da área de segurança pública.



A Polícia Civil não dá informações sobre as investigações, argumentando que qualquer divulgação, nessa etapa dos trabalhos, poderá comprometer as diligências. Alega que, mais importante do que falar sobre as linhas de investigação, é esclarecer as seis mortes. O sigilo, portanto, é fundamental para o êxito das apurações.



Sobre a possível motivação dos assassinatos, o que se comenta, em Icoaraci, que é uma pessoa ligada ao ex-policial militar - filha ou namorada dele, isso ainda não está claro - foi roubada. E que, para se vingar, ele praticou esses crimes. Informações não confirmadas, uma vez que há ainda muitos relatos contraditórios, é que apenas um dos jovens mortos supostamente tinha participação naquele roubo. Os demais, ainda segundo essa hipótese, foram alvejados porque se encontravam no lugar errado, na hora errada. Este jornal também apurou que o suspeito deve ter a prisão preventiva decretada brevemente. Outras fontes ouvidas indicaram que, aliás, não é a primeira vez que o nome desse ex-PM é citado sempre que há assassinatos com características de execução em Icoaraci.

Sintepp aguarda Seduc

Fonte: Jornal Amazônia

Edição de 24/11/2011



Sindicato enviou pedido de audiência para discutir reposição, mas ainda não teve retorno

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Pará (Sintepp) aguarda ainda uma resposta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para discutir a reposição das aulas, a fim de compensar os 53 dias de greve feita pelos professores, para que a administração pública pague o piso nacional da categoria.

O ofício solicitando a audiência foi encaminhado na última segunda-feira, em caráter de urgência, mas até o momento não houve uma resposta.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nova eleição em Almeirim

A título de esclarecimento, queremos informar que em relação à nova eleição para a prefeitura municipal de Almeirim, determinada na terça-feira, 22, pelo Tribunal Regional Eleitoral, se deve a uma interpretação da Justiça Eleitoral, que anulou o pleito municipal de 2008, por entender que o atual prefeito José Botelho não obteve a maioria dos votos válidos, ficando em segundo lugar na eleição, e não por problemas de gestão ou quaisquer irregularidades do prefeito petista.

O primeiro colocado na eleição de 2008, Aracy Bentes (PMDB) teve seus votos nulos pela da Justiça Eleitoral, por indeferimento do seu registro de candidatura, em todas as instâncias, inclusive junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os advogados de José Botelho vão recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belém e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
No entendimento deles, os votos nulos, computados ao candidato do PMDB, não podem ser somados aos votos anulados, após divulgação do resultado final das eleições de 2008, do candidato terceiro colocado, Gandor Hage, do PR.

Outra tese que será defendida pelos advogados do prefeito José Botelho é de que, em caso de nova eleição, ela não deverá ser realizada de forma indireta, com os votos apenas dos vereadores da Câmara Municipal de Almeirim.

A nova eleição, se realizada, dizem os advogados, terá de acontecer de forma direta, com voto secreto e estendida a todos os eleitores do município.
É assim que deve ser em uma democracia.

O deputado Airton Faleiro manifesta sua solidariedade ao prefeito José Botelho por entender que ele vem realizando uma gestão séria, competente que está mudando a cara do município, com a realização de diversas obras, como a construção escolas, asfaltamento de vias urbanas, estradas, internet gratuita, em praça pública e revitalização de prédios públicos, que estavam abandonados, como a própria sede da prefeitura.

Outro avanço do município, que teve a total aprovação dos moradores, foi a instalação da telefonia móvel, que tirou Almeirim do isolamento em relação ao Pará, ao Brasil e ao mundo.
“Estamos lutando e torcendo para que o prefeito José Botelho seja vitorioso em mais esta batalha, que valoriza ainda mais a sua administração”, disse o deputado Airton Faleiro.

Veja neste link as obras realizadas na gestão do prefeito José Botelho.

Faleiro reafirma que Pará está sem governo e sem controle

Deputado estadual Aírton Faleiro continua afirmando que o estado está sem controle e sem governo e que a população está sofrendo com a situação da segurança pública.

Acompanhe...

NO BLOG DO BORDALO

Família do prefeito de Nova Esperança do Piriá é sequestrada

Não existe mais limite quando o tema é criminalidade no Pará. Na noite de ontem mais um caso de violência e fragilidade da segurança no Estado. No município de Nova Esperança do Piriá, a esposa e a filha do prefeito Antônio Neuton, foram sequestradas de dentro da própria casa, localizada na Vila Novo Horizonte, sendo que o prefeito também foi agredido.

Para liberar as duas, os sequestradores pedem R$ 100 mil em troca. Caso contrário, ameaçam tirar a vida das mesmas. O sistema de segurança já está envolvido no caso, assim como as polícias do interior e da região próxima ao município. Mas, a verdade é que a situação de crimes, assaltos, assassinatos está incontrolável. Vamos torcer para que tudo isso acabe bem, deixando os nossos sentimentos de solidariedade ao prefeito Antônio Neuton.


Família de deputado é vítima de seqüestro relâmpago


A filha e o genro do deputado estadual Pastor Raimundo Santos (PR) foram vítimas de um sequestro relâmpago na noite de terça-feira, 22. Segundo o deputado por volta de 22horas de ontem, o casal saiu do culto de um templo localizado na Avenida Pedro Miranda com a Rua Humaitá (bairro da Pedreira), de carro, quando próximo a travessa do Chaco foi interceptado por um bando de 6 homens e 1 mulher. O bando entrou no carro e passou a roubar os pertences das vítimas como dinheiro e celulares. Próximo ao canal da Antônio Everdosa, a filha do deputado foi liberada e o carro seguiu com o bando e o genro do deputado que foi forçado com arma na cabeça e dizer onde teria mais dinheiro. Como a polícia foi acionada, o bando abandonou o carro e a vítima e desapareceu. Isso quase 1 hora da manhã.

Veja na imprensa mais notícias sobre a insegurança a que a sociedade passa.

JORNAL AMAZÔNIA
Edição de 23/11/2011

Dupla de pistoleiros liquida vendedor em loja no município de Xinguara

O vendedor Aílton de Sousa Paula, de 42 anos, foi assassinado a tiros de pistola em uma loja, no final da tarde de anteontem, no município de Xinguara, no sudeste do Pará. Dois homens que estavam em uma moto e utilizavam capacete de cor preta são os acusados do crime. Eles ainda não foram identificados e os motivos para o assassinato também ainda não são conhecidos. Em princípio, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de execução por encomenda.

Depois de divergências por causa de futebol, dupla atira contra ônibus em que estava rival

Passageiros da linha de ônibus Icuí-Guajará, da empresa Viação Forte, foram surpreendidos por dois homens a bordo de uma motocicleta que dispararam contra o coletivo, ontem, às 15 horas, na rua Arterial 18, em frente ao Conjunto Stélio Maroja, em Ananindeua. O delegado Vicente Costa, da Seccional Urbana da Cidade Nova, esclareceu que o crime foi motivado por divergências entre torcedores de times de futebol.


Isso sem falar do caso da chacina de Icoaraci, que chocou o estado.

Hoje em Belém e em Brasília

CONFIRA AGENDA DO DEPUTADO AIRTON FALEIRO, PARA O DIA DE HOJE, 23/11/2011.

BELÉM - Sessão Ordinária na Alepa.

BRASÍLIA - No final desta manhã viagem à Brasília para reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, para tratar de assunto referente às unidades de conservação no entorno da BR 163. A seguir reunião com o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Assassinato de DEZINHO completa 11 anos: Ato público pela paz e Justiça no campo

Fonte: Fetagri


Para celebrar os 11 anos do assassinato do sindicalista José Dutra da Costa, o “Dezinho”, a viúva, Joelma Dias da Costa, em parceria com várias entidades ligadas ao movimento social, realizará nos dias 25 e 26 deste mês um ato público em Rondon do Pará, cidade onde ocorreu o crime.



O “Ato pela paz, liberdade e justiça no campo” também lembrará outros assassinatos envolvendo a luta pela terra como: José Ribamar (tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondon – morto em 2004), Irmã Dorothy, José Claudio e Maria do Espírito Santo, entre outros que morreram ao defender a reforma agrária e lutaram contra a grilagem de terras.



A programação pretende ainda discutir os direitos das mulheres sindicalistas e dos trabalhadores rurais, além de cobrar dos órgãos competentes (Incra, Mda e Iterpa) a liberação de recursos para investimentos nas comunidades rurais do município.



O evento contará com a atriz global Camila Pitanga, o ator Sérgio Marone e a cineasta Júlia Barreto. Essa é a terceira vez que a atriz participa desse tipo de manifestação sindical na cidade.



História: O assassinato do Dezinho ocorreu no dia 21 de novembro de 2001 em frente a sua residência. O sindicalista recebeu três tiros e mesmo ferido chegou a lutar por alguns instantes com o autor dos disparos até os dois cairem numa vala, onde não resistiu e morreu. O criminoso, Wellington de Jesus Silva, foi preso em flagrante e condenado a 29 anos, mas ganhou o direito de passar o natal com a família e nunca mais voltou. O principal acusado de mandar matar o sindicalista é o fazendeiro e empresário Décio Barrroso, o “Derção”. Ele cumpre pena em liberdade. De lá para cá, Joelma já recebeu várias ameaças de morte e está na lista marcada para morrer. Atualmente ela coordena a Fetagri regional sudeste, com sede em Marabá.



Apoio:

STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais)
FETAGRI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura)
CPT (Comissão Pastoral da Terra)
CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na
agricultura)

MHuD (Movimento Humanos Direitos)
CUT (Central Única dos Trabalhadores)



PROGRAMAÇÃO DIA 25/11/11 (Sexta-feira)

10h - ENTREVISTA NA RÁDIO LOCAL;

14h - REUNIÃO COM AS MULHERES SINDICALISTAS
(auditório da sede do sindicato)

19h:30min - EXPOSIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E NOITE CULTURAL (sede do sindicato)

DIA 26/11/11 - (Sábado)

06h - FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR COM EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS.

10h - MESA DE NEGOCIAÇÃO COM O INCRA, MDA, ITERPA E OUTRAS AUTORIDADES PARA LIBERAÇÃO DE RECURSOS - (AÇÕES CONCRETAS PARA OS AGRICULTORES )

12h30min – ALMOÇO


14h30min - GRANDE CAMINHADA NAS RUAS

16h - ATO PÚBLICO NA PRAÇA DA PAZ COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES LOCAIS, REGIONAIS, NACIONAIS E ARTISTAS GLOBAIS.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Governo Federal aprova renegociação de dívidas da agricultura familiar

Fonte: MDA

A pedido do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na sexta-feira (18) o voto que institui uma linha de crédito para investimento, criada especialmente para recompor e renegociar dívidas de agricultores e agricultoras familiares em operações de crédito do Pronaf e do Proger Rural.

A nova linha de crédito vale para agricultores inadimplentes em operações de custeio e investimento - mesmo aquelas já classificadas pelos agentes financeiros como “prejuízo”. O limite de crédito por agricultor é de R$ 30 mil, com prazo para pagamento de até 10 anos e taxa de juros de 2% ao ano. Ao contratar a operação, os agricultores deverão pagar, no mínimo, 3% do valor total da dívida. Agricultores adimplentes também podem acessar a linha de crédito caso queiram renegociar suas dívidas com prazos mais longos e prestações com valores mais baixos.

Os agricultores familiares inadimplentes que queiram renegociar a dívida têm prazo até o dia 28 de fevereiro de 2013 para solicitar ao agente financeiro a contratação do crédito. Para os adimplentes, o prazo é até o dia 29 de fevereiro de 2012. Para acessar a nova linha, o agricultor ou agricultora precisa apresentar Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) dentro do prazo de validade. A normatização da linha de crédito especial estava em negociação entre o MDA e os movimentos sociais, que representam os agricultores familiares.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, afirmou que a negociação foi um processo respeitoso e participativo, atendendo a uma demanda legítima dos movimentos representativos da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária. "A resolução aprovada pelo CMN expressa a sensibilidade do governo da presidenta Dilma em viabilizar a recuperação creditícia dos agricultores e agricultoras familiares, que são resposáveis pela produção de 70% dos alimentos que vão pra as mesas dos brasileiros e brasileiras".

A nova da linha de crédito de investimento pelo Governo Federal cria, segundo o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller, uma oportunidade para que os agricultores possam renegociar suas dívidas, com igualdade para todos. “É uma decisão inédita na história dos 15 anos de existência do Pronaf. A linha vai beneficiar um conjunto de famílias, tanto inadimplentes, como as adimplentes com dificuldade de pagamento. É uma nova chance para os agricultores familiares voltarem a acessar o crédito, melhorar a produção e gerar renda”, explicou o secretário.

Operações atendidas na linha de crédito


Serão beneficiados com a medida agricultores familiares enquadrados no Pronaf e Proger Rural que não conseguiram pagar as operações de financiamento dos Programas, principalmente entre 1999 e 2007, nas operações dos Grupos “C”, “D” e “E” e no Proger Rural Familiar. Nesse período, ainda não havia políticas de proteção contra perdas por fenômenos climáticos ou variação negativa dos preços, como o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) e o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Os agricultores poderão fazer o pagamento de dívidas das seguintes operações de crédito rural: operações de custeio do Pronaf contratadas até 30 de junho de 2010; contratações de investimento do Pronaf que na data de publicação da resolução encontram-se em situação de adimplência, se contratadas até 30 de junho de 2008, ou inadimplência, se contratadas até 30 de junho de 2010; e, contratações de custeio ou investimento do Proger Rural Familiar contratadas até 26 de junho de 2003 a 28 de junho de 2004.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Faleiro tem 9 emendas aprovadas para o PPA 2011/2014

O deputado Airton Faleiro foi o segundo parlamentar que apresentou o maior número de emendas ao projeto, as quais 9 foram aprovadas.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) recebeu 786 emendas.

Durante os debates do PPA Faleiro enfatizou que a disponibilização dos recursos se concentrava na região metropolitana e por isso era necessária uma redistribuição para privilegiar outros municípios em especial os da região oeste do estado.

Emendas do deputado Aírton Faleiro aprovadas

1. Construção de Espaços de Esporte e Lazer. Região: Xingu. Recurso: R$ 250 mil.

2. Implantação de Microssistemas de Abastecimento de água. Região: Baixo Amazonas. Recurso: R$ 200 mil.

3. Construção de espaços de Esporte e Lazer. Região: Xingu. Recurso: R$ 250 mil.

4. Implantação de Microssistemas de Abastecimentos de Água. Região: Tapajós. Recurso: R$ 200 mil.

5. Implantação de Microssistemas de Abastecimentos de Água. Região: Xingu. Recurso: R$ 200 mil.

6. Construção de Unidades Escolares. Região: Tapajós. Recurso: R$ 500 mil.

7. Construção de Unidades de Pronto Atendimento UPA. Região: Xingu. Recurso: R$ 500 mil.

8. Construção de Unidades de Pronto Atendimento UPA. Região: Tapajós. Recurso: R$ 500 mil.

9. Construção de Espaços de Esporte e Lazer. Região: Xingu. Recurso: R$ 250 mil.


Num total de R$ 2.850 milhões a serem investidos nestas regiões.

Pará: Sem controle e sem governo

E DEPOIS QUANDO EU DIGO QUE O PARÁ ESTÁ SEM CONTROLE E SEM GOVERNO...PRIMEIRO FOI A CHACINA EM SANTA IZABEL. AGORA MAIS 6 MORTOS EM OUTRA CHACINA NO DISTRITO DE ICOARACI.

O GOVERNO ESTÁ REFÉM DO CRIME ORGANIZADO...

LEIA NOS JORNAIS O LIBERAL E AMAZÔNIA.



Seis executados em chacina


jornal Amazônia (Edição de 21/11)

Com as mãos para o alto e de joelhos, adolescentes são fuzilados em frente a um prédio público de Icoaraci

Seis adolescentes, entre 14 e 17 anos, foram executados a tiros anteontem, em frente a um prédio público em Icoaraci. Um deles chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. O crime ocorreu por volta das 22h30 de sábado em frente ao Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), no bairro Ponta Grossa, onde os adolescentes costumeiramente se encontravam para conversar.

A Polícia Civil investiga, mas na área ninguém soube dizer os motivos que levaram ao crime.

De acordo com informações do Portal ORM, a delegada Ione Coelho, diretora de Polícia Metropolitana, afirmou que as vítimas tinham passagem pela polícia por pequenos furtos e também eram usuárias de drogas. Ainda de acordo com a delegada, o inquérito foi aberto e os familiares das vítimas já foram ouvidos. Segundo a polícia, a suspeita é que o crime seja um acerto de contas.

Uma testemunha relatou, durante registro da ocorrência na seccional de Icoaraci, que os assassinos diziam ser policiais. "Dois homens que estavam em uma motocicleta da marca Honda Titan, cor preta, chegaram armados e abordaram os jovens, gritando: ‘Encosta todo mundo, aqui é a polícia’. Após serem obrigados a se encostar no muro do Ipamb, os adolescentes colocaram as mãos para o alto, se ajoelharam e mais de 20 disparos de arma de fogo foram feitos contra todos eles, principalmente na cabeça", afirmou. "Eu saí para a rua, vi os meninos todos jogados na calçada do prédio, os dois homens montaram na moto e fugiram no veículo e, infelizmente, não deu para ver a placa da moto. Foi horrível, desconheço os motivos da chacina", completou a testemunha.

Três adolescentes executados eram da mesma família: Samuel Gonçalves, de 15 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no HMUE, era irmão de Gabriel Gonçalves, de 16 anos. Os dois eram primos de Lenilson Avelar Mouzinho, de 17 anos. A mãe de Gabriel e Samuel, que preferiu não se identificar, na manhã de ontem ainda estava em choque. Ela disse que Gabriel sempre ia ao local onde ocorreu o crime porque praticamente toda a família dele mora nas proximidades.

"Ele sempre ia visitar nossa família e sentava em frente ao Ipamb para conversar com os colegas. O Samuel raramente estava lá. Meus filhos não tinham nenhum envolvimento com o mundo do crime nem usavam drogas. Estou muito chocada com o que aconteceu com eles, não sei o que vai ser da minha vida", desabafou, emocionada.

A tia de Gabriel, Samuel e Lenilson, Vera Gonçalves, estava aflita, revoltada e pedia justiça. "Queremos que a polícia apure o que aconteceu e prenda os assassinos. Esses crimes não podem ficar impunes. Quer dizer que os jovens não podem mais se reunir porque todos vão ser considerados malandros e serão mortos?", questionou.

Mulher relata ameaça feita por ex-policial
Poucos minutos depois da chacina, uma mulher foi ao local do crime à procura do filho, que tem 22 anos, com receio de que ele fosse uma das vítimas. Ela afirmou que um homem em uma motocicleta preta passou por ela e avisou que o jovem seria o próximo a morrer. "Não sei se ele é o mesmo que matou os jovens, mas a pessoa que me fez ameaça é ex-policial militar, parece que é capitão. Ele acusa meu filho e eu de sermos envolvidos com drogas e onde encontra meu filho faz revista. Essa não é a primeira vez que recebo ameaça, já fiz denúncia na seccional de Icoaraci e na Polícia Federal, pedi inclusive proteção, mas eles não tomam providência nenhuma. Já fui até para a imprensa fazer denúncia. Fico com medo, porque a impunidade é grande no País", disse.

Os outros adolescentes assassinados foram Paulo Vitor Correa Cunha, que completaria 15 anos no final deste mês; João Paulo Viana, 16 anos; e Isaac Airton Ferreira Barbosa, 17 anos. Os três moravam na mesma rua e tiveram os corpos velados na capela da paróquia de São João Batista, próximo à praça matriz de Icoaraci. Na tarde de ontem, parentes dos jovens assassinados preferiram não comentar o crime, porque temem represálias.

A chacina é investigada pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil, sob responsabilidade do delegado Lenoir Cunha, que esteve no local do crime com a delegada Ione Coelho, o delegado Renato Wanghon e investigadores da seccional de Icoaraci.


E NO O LIBERAL DE DOMINGO...



PCC tem interesse nas cadeias do Pará

Jornal O liberal (edição de 20/11)

Semana passada, Polícia se mobilizou contra possível ação do crime organizado
É difícil estimar o número exato ou mesmo aproximado. Mas o fato é que, nas cadeias paraenses, há muitos presos ligados ao Primeiro Comando da Capital, a temida facção criminosa que nasceu nos presídios de São Paulo.

Esse grupo se caracteriza por ser organizado, tanto que tem até estatuto, e por promover manifestações violentas. E é por essa razão que os integrantes do sistema de segurança pública paraense levaram a sério as informações de que, na última terça-feira, dia 15, o PCC realizaria ataques na capital paraense.

As informações obtidas pelo setor de inteligência do governo estadual apontavam que os bandidos poderiam queimar ônibus e realizar ações orquestradas nas casas penais do Estado - motins, por exemplo. Não se descartava, também, a possibilidade de que assaltantes tentassem matar policiais civis e militares, em especial aqueles que, nos últimos anos, vêm prendendo traficantes de drogas e ladrões de bancos, segundo fontes ouvidas por este jornal. Outro sinal que acendeu a luz vermelha: nos últimos meses, e durante operações policiais, foram mortos, em Belém, bandidos que eram ligados ao PCC.

Mais um motivo, portanto, para o Primeiro Comando da Capital mandar um recado: ou seja, não se mexe com os que fazem parte dessa organização criminosa, cujos integrantes chamam uns aos outros de "irmãos". Recentemente, um dos "irmãos" veio de São Paulo para fazer um "serviço" em Belém. Até onde foi possível apurar, a ideia não era assaltar bancos. O que a quadrilha pretendia, seguindo as orientações do PCC, era literalmente explodir policiais. Os mais visados seriam aqueles policiais que o grupo identifica como sendo responsáveis por baixas de bandidos ligados ao PCC. Os que conhecem os bastidores da Polícia sabem bem quais são os dois nomes que mais aparecem como alvo dos criminosos.

Ex-governadora se defende de acusações

Ana Júlia Carepa diz que distribuição de kits e publicação de revista foram legais

Fonte: jornal O Liberal (edição de 20.11)

A ex-governadora Ana Júlia Carepa se posicionou oficialmente sobre o acolhimento, pelo juiz Elder Lisboa (1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belém), de ação civil pública por improbidade administrativa contra ela e contra a ex-secretária de Educação do Estado, Iracy de Almeida Gallo Ritizmann.

Ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MPE), a ação denunciou a suposta prática de improbidade administrativa na distribuição de kits escolares (agendas, mochilas e camisas) e na publicação intitulada "Educação em Revista", de 2009.

Ana Júlia defende que não houve ofensa aos princípios da impessoalidade na publicação da revista que, segundo ela, nunca fez parte dos kits escolares. A petista também questionou o fato de ser responsabilizada pelo MP pela distribuição dos kits que, segundo ela, ocorreu dentro da legalidade.

Ana Júlia inicia a nota de esclarecimento dizendo: "Em relação à ação movida pelo Ministério Público, tendo como objeto publicação de revista pela Secretaria de Educação no início de 2009, onde escrevi um artigo de introdução ilustrado por foto oficial, pois no momento ocupava o cargo de Governadora do Estado, venho esclarecer que: a ação nada tem a ver com a aquisição e confecção de kits escolares. O próprio Procurador Geral de Justiça na época reconheceu em parecer que não há nenhum ato irregular por mim praticado quando da contratação dos referidos kits", declarou.

Na ação, a promotoria defende que a distribuição do kit e da publicação feriria o princípio da impessoalidade, por conta de o material conter nomes da então governadora, logotipos e slogan do governo e elogios à administração pública.

No esclarecimento, a ex-governadora se refere a um parecer assinado pelo procurador-geral de Justiça Geraldo de Mendonça Rocha, de 16 de dezembro de 2010, e protocolado em janeiro deste ano na 6ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público de Belém, ocupada pelo promotor Firmino Araújo de Matos. No documento, o procurador afirma que "no caso em exame, o processo de produção, confecção e distribuição dos kits escolares foi realizado pela Seduc e a Secom foi o órgão licitante e ordenador da despesa. Ora, a Exma. Sr. Governadora do Estado não foi responsável nem pela produção dos kits nem foi ordenadora da despesa. Logo, se houve dano ao erário, por este ela não pode ser responsabilizada, pois a este não deu causa, já que as Secretarias de Estado possuem autonomia administrativa e financeira", diz o procurador.

O parecer ressaltava ainda que "a Exma. Governadora do Estado não foi a responsável pelas violações dos dispositivos legais (...) pois não foi a responsável pelo prejuízo ao erário - já que a produção, a confecção e o pagamento das despesas relativas ao material em questão não foram realizadas por ela - logo, ela não pode ser considerada como agente público infrator nem submetida às penalidades legais". O procurador concluiu o parecer indicando que "não se vislumbrando a responsabilidade direta da Chefe do Poder Executivo pelos atos ventilados nestes autos, determinamos a devolução dos presentes autos ao Promotor de Justiça representante, para que se promova, se for o caso, a ação por improbidade administrativa e/ou de ressarcimento ao erário, bem como a competente ação penal, se, também, for o caso, contra os então secretários de Estado de Educação e de Comunicação.


AÇÃO

Na ação, o MP também afirma que a publicação da Secretaria de Educação intitulada "Educação em Revista", de 2009, feriria o princípio da impessoalidade, por conter nomes e fotografias da então governadora Ana Júlia Carepa, logotipos e slogan da gestão governamental, elogios à administração pública estadual, símbolos e/ou imagens caracterizadores da promoção pessoal de autoridades do Estado. No entanto, Ana Júlia questiona o fato e diz que não houve ofensa aos princípios legais com a publicação da revista.

"A ação é iniciativa de um único promotor e assim que citada apresentarei minha defesa e demonstrarei que a revista em tela, que nunca fez parte dos kits escolares, apenas divulgou políticas públicas de governo que presidi, não havendo nenhuma conotação de propaganda pessoal ou ofensa ao princípio da impessoalidade, o que, tenho certeza, será reconhecido no final do processo", finalizou a ex-governadora em seu esclarecimento oficial.

Mais de 25 mil professores voltam hoje às aulas no Pará

Fonte: Portal ORM


Clima de 'Volta às aulas' nesta segunda-feira (21), na rede pública de ensino de parte do Pará. Isto porque os mais de 25 mil professores que estavam longe das escolas, há 54 dias úteis sendo 33 letivos, decidiram retomar as aulas, apesar de ainda não terem chegado a um acordo sobre o pagamento do piso salarial com o Governo do Estado.



De acordo com o secretário geral do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), Mateus Ferreira, a volta dos professores às salas de aulas, porém, não significa que a greve acabou.



'A categoria decidiu voltar a dar aula, mas ainda estamos em estado de greve. Agora vamos entrar com um ofício para continuar a negociação com o Governo. A decisão por voltar a trabalhar foi que, se permanecessemos em greve, esse mesmo Governo ia descontar os dias parados e os alunos perderiam o ano letivo', esclareceu.



Mas se 2011 ainda não está perdido para os estudantes, 2012 já está sob ameaça. Ferreira adiantou: 'Em janeiro, o nosso piso salarial será reajustado e passará de R$ 1.187 para cerca de R$ 1.450. Se isto não for pago, não vamos nem iniciar o ano letivo de 2012. Esta também foi uma decisão tomada em assembleia, assim como a volta às aulas', contou.



A exceção paraense é Santarém, onde a paralisação continua até sexta-feira. 'Foi uma decisão deles. Há uma série de programações nesta semana lá e por isso ficarão com o movimento até a sexta', explicou Ferreira.

Hoje em Belém

Agenda do deputado para hoje (por assessoria)

8h - Reunião no PT estadual.

14h - Reunião da bancada do partido.

Noite - Seminário de abertura do 8º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais , a ser realizado na UFPA.

Hoje em Belém

Agenda do deputado para hoje (por assessoria)

8h - Reunião no PT estadual.

14h - Reunião da bancada do partido.

Noite - Seminário de abertura do 8º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais , a ser realizado na UFPA.