sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dilma afirma que as mulheres estão preparadas para assumir a presidência

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participaram ontem a noite do primeiro debate da campanha presidencial na TV, em que discutiram vários temas como educação, saúde, meio ambiente, entre outros.

O debate foi realizado pela Band. Os candidatos responderam a perguntas da produção e de jornalistas da emissora. Também puderam fazer perguntas entre si. Como já era esperado parte do debate ficou polarizado entre Dilma e Serra.

Primeiro bloco
Os quatro candidatos responderam a uma mesma pergunta elaborada pela produção. Deveriam escolher, entre segurança, educação e saúde, qual área irão priorizar imediatamente após a posse e quais seriam as primeiras medidas.
Dilma afirmou não ser possível priorizar uma área. "Um governo tem que atender simultaneamente a todos os temas." Citou propostas em educação, como ênfase em qualidade do ensino e remuneração e "formação continuada" dos professores.

Perguntas
No início da rodada de perguntas entre candidatos, Serra perguntou a Dilma sobre quais são suas "propostas concretas" em saúde, segurança e educação.

Dilma disse que irá completar o SUS (Sistema Único de Saúde) e criar 500 unidades de pronto-atendimento 24 horas. Em segurança, citou a experiência das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio; em educação, prometeu "grande ênfase" em educação profissional.

Plínio quis saber a opinião de Dilma sobre três temas: promoção de plebiscito para limitar todas as propriedades agrícolas em 1.000 hectares, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e "anistia aos desmatadores".

Dilma disse ser contra qualquer medida que "flexibilize a possibilidade de desmatamento". Sobre jornada de trabalho, disse que o Brasil "é composto por milhões de situações diferentes" e que a "discussão tem que ser específica".

Segundo bloco
Serra questionou Dilma sobre a relação da União com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Ele disse que o governo federal estava discriminando essas entidades.

Dilma rebateu e disse que não concordava "de jeito nenhum" com as declarações do adversário. "Se teve um governo que se comprometeu com essa questão do transporte escolar, que se comprometeu também com a ajuda à criança, ao adolescente e ao adulto excepcional foi o nosso governo. E isso ficou claro não só no que se refere à questão da educação", respondeu.

Marina abordou o tema da educação, voltou a defender o investimento de 7% do PIB em educação e questionou Dilma sobre como fazer isso imediatamente.

Dilma defendeu maior investimento na área e propôs acabar com a chamada progressão automática e continuada. "É importante que as crianças tenham conhecimento testado até para a gente poder reforçar quando não estiverem adequados", disse.

Terceiro bloco
Serra questionou Dilma sobre saúde. "Por que houve o encolhimento de cataratas, varizes, próstatas e muitas outras cirurgias?". Em sua resposta Dilma disse não ser contra mutirões de cirurgias, mas que a ação não pode ser prioridade em política de saúde. Defendeu o fortalecimento do SUS, com criação de unidades de pronto-atendimento e policlínicas.

Ao fazer sua pergunta, Plinio disse que o governo federal gasta três vezes mais com o serviço da dívida do que com o Bolsa-Família, e pediu que Dilma explicasse a situação.

Dilma novamente defendeu as políticas sociais do governo Lula. "Nós tivemos no Brasil uma situação muito diferente do que foi pintada aqui". Citou ainda ações federais de incentivo à agricultura familiar.

Quarto bloco
No último bloco, os candidatos responderam a perguntas formuladas pelos jornalistas Joelmir Beting e José Paulo de Andrade, que escolhiam um candidato.

Dilma, questionada sobre a possibilidade de reduzir juros e impostos sem um forte enxugamento dos gastos no setor público, apontou um "acelerado processo de redução do endividamento público" no país.

"Quando chegamos ao governo, (a dívida pública em relação ao PIB) estava em 60% e vamos chegar agora a 42%. Acho que em 2014 nós chegaremos a 30%", estimou. Dilma fez comparações a gestão passada. "No governo anterior, os juros reais estavam entre 15% a 20%. Chegaram até a 23% no primeiro mandato. Agora estamos numa faixa de 5% ou 6%", disse.


Considerações finais

Neste momento final Dilma afirmou que "coordenar a equipe de ministros do presidente Lula" foi a "experiência mais vigorosa e importante" de sua vida. Citou a convivência com a "generosidade e inteligência política" do presidente. Disse ter compromisso com a erradicação da pobreza e afirmou que "as mulheres estão preparadas para ser presidente da República".

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lançamento da campanha. Obrigado Belém




Obrigado as centenas de pessoas que foram ontem ao lançamento da candidatura de Zé Geraldo a deputado federal e proporcionais que ele apóia, entre os quais está o meu nome.

Obrigado à Ana Júlia e aos demais companheiros pelas palavras de carinho.

Contamos com todos para em outubro eleger Aírton Faleiro, deputado estadual, Zé Geraldo,deputado federal, Ana Júlia Governadora, Paulo Rocha , senador e Dilma, presidente.

Aírton Faleiro e Ana Júlia na Cabanagem

Nesta quinta-feira o candidato a deputado estadual Aírton Faleiro está em Belém cumprindo uma extensa agenda de atividades.

7 horas
Distribuição de material de campanha na feira do bairro do Jurunas.

9h30
Caminhada com Ana Julia Carepa pelo bairro da Cabanagem.

11h30
Reunião com membros da coordenação de sua campanha.

15h30
Reunião com secretário da Setran. Na pauta questões relativas a estradas do oeste paraense.

16h30
Caminhada na Rodovia Augustos Montenegro com moradores locais.

18 horas
Caminhada com moradores do bairro do Tapanã.

20h
Reunião com lideranças no distrito industrial de Ananindeua.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Em campanha para a vitória

O candidato a deputado estadual Aírton Faleiro está em Belém, onde cumpre extensa agenda de reuniões.

De 5h as 7h
Distribuição de material de divulgação de sua campanha no portão de fábrica em Icoaraci.

10h
Reunião no Assentamento Marimari, em Mosqueiro.

11h
Ainda em Mosqueiro, reunião com lideranças locais ligadas ao segmento cultural.

15 horas
Já em Belém, reunião com lideranças de Igreja Evangélica.

19 horas
Lançamento da campanha de candidatura de Zé Geraldo a deputado federal e também de proporcionais que ele apóia, entre os quais, AIRTON FALEIRO. Local: avenida Pedro Miranda, entre Vileta e Mariz e Barros, em frente a Yamada da Pedreira. Compareça!

NOTÍCIAS DA CAMPANHA

ANA JÚLIA – Ana Júlia está em caminhada no município de Marituba, nesta manhã, com concentração na praça Matriz.

ANANINDEUA – O PT de Ananindeua promove hoje as 15 horas, um encontro para debater os rumos da campanha de Dilma, Ana Júlia e Paulo Rocha. Local: Auditório do colégio Ideal (Cidade Nova 2).

DEBATE NA BAND – Amanhã, as 10 horas da noite, a Band realiza o primeiro debate entre os candidatos a presidência da República. Dilma vai expor sua plataforma de trabalho e mostrar porque é a pessoa mais indicada para dar continuidade ao trabalho do Governo Lula. Não Perca!

COMÍCIO – No sábado, 7, tem o primeiro comício da Acelera Pará, em Belém. O local ainda será definido. Aguarde mais notícias.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

33ª FEIRA AGROPECUÁRIA E AGROINDUSTRIAL DE SANTARÉM

Santarém realiza a sua XXXIII Feira Agropecuária e Agroindustrial.

A feira, com quase uma semana de programação, movimenta treze municípios do Baixo Amazonas e estima aproximadamente 180 mil visitantes.

O evento é mais uma alternativa de trabalho para pessoas que precisam de uma renda extra além, claro de representar uma oportunidade para investimentos e negócios para a economia deste município.

Mais de 280 concursados da Polícia Civil assistem à aula inaugural

Os alunos do curso de Formação Técnico Profissional da Polícia Civil participaram da aula inaugural nesta segunda-feira (2), com a palestra sobre o tema "Políticas de Segurança Pública", ministrada por Regina Miki, secretária Executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp). O evento ocorreu no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, às 17h, reunindo os 282 classificados no Concurso Público C-149, realizado no ano passado para preenchimento de vagas para delegado, investigador e escrivão.

A formação dos futuros profissionais da Polícia Civil será na Academia de Polícia (Acadepol), localizada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), no município de Marituba. Ao contrário de turmas anteriores, o curso será intensivo, com aulas até aos sábados.

"Antes, a formação era de seis meses, mas por uma carência da sociedade houve redução desse tempo de realização do curso, que será concluído em 48 dias. Mas, isso não prejudicou a grade curricular, porque foi feita uma adaptação, incluindo novas disciplinas da prática do policial, entre elas a de Direitos Humanos", informou a diretora da Acadepol, delegada Márcia Contente da Costa.

Segundo o titular da Delegacia Geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, os alunos depois de formados serão distribuídos para o interior do Estado, principalmente o sudeste paraense. "O déficit hoje da PC é de cerca de mil profissionais. Mas já está autorizada realização de um novo concurso público, para o preenchimento de 324 vagas", acrescentou.

Direitos - A disciplina Direitos Humanos reforça o modelo de atuação policial não só repressivo, mas também preventivo. Uma lição que os alunos, com uma média de idade de 30 anos, receberam já na aula inaugural. "Estará nas mãos de vocês a promoção dos direitos humanos", destacou Regina Miki.

Para o aluno Cláudio Fonseca e Gomes, que assumirá o cargo de delegado, a displina Direitos Humanos é fundamental, por considerar que o papel da polícia não é apenas reprimir, mas prevenir e evitar o conflito social.

Fonte: Secom

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Círio de Porto de Moz é patrimônio imaterial

O Círio de Porto de Moz, município da região do Xingu, agora é patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, conforme a Lei 7.451/2010, sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa e publicada na sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado. A origem histórica da atual sede do município de Porto de Moz é encontrada no aldeamento Muturu, sob a invocação de São Braz, estabelecido pelos Capuchos de São José, no século XVII.

Outra lei sancionada foi a 7.452/2010, que declara e reconhece como de utilidade pública para o Estado do Pará a Associação Cultural "O Uirapuru". A entidade, localizada no município de Marapanim, foi fundada em 15 de fevereiro de 1980, sem fins lucrativos. A Associação terá acesso a todos os benefícios concedidos pela legislação vigente às entidades consideradas de utilidade pública.
Fonte: Secom